A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Bairro Educador Santíssimo, Escola Municipal Evaristo de Moraes e Programa Mais Educação: possibilidades para além das drogas

No dia 07 de outubro, os alunos da Escola Municipal Evaristo de Moraes, fizeram uma visita inesquecível a comunidade do Morro do Cantagalo. Uma atividade realizada pela parceria entre muitas forças, grupos, projetos e pessoas amigas. O objetivo da atividade foi apresentar aos alunos projetos de sucesso que conduzem jovens, assim como eles, a um mundo sem drogas, lhes apresentar a configuração da favela vertical e conversar sobre as possibildiades que a vida pode lhes proporcinar a partir da dedicação aos estudos, a música, leitura, dança..
Os alunos subiram  ao Mirante da paz e pelas ruelas estreitas da comunidade, puderam conhecer a história do local .


Visitaram o espaço do Afroreggae e puderam apreciar uma apresentação exclusiva do Afro Circo, um trabalho primoroso com os jovens da comunidade pela cultura do circo. Mas não se tratou de qualquer Circo,  mas sim um Circo que fala aos jovens, pois se expressa pelo Hip Hop, Funk e Samba. Os alunos da escola estiveram atentos a  beleza e a cada detalhe do espetáculo.


Depois puderam “trocar idéia” com a galera, conhecer mais sobre a vida dos jovens da comunidade e o que o Afro Circo significa em suas vidas. A conversa passou pelo tema drogras, tão caro à escola, e os relatos de histórias de vida foram emocioantes e pedagógicos


Ah! E é claro que vivenciaram um dia de atividades circenses. Os alunos foram muito desenvoltos na experimentação! Esta atividade teve como objetivo apontar-lhes como podem ser capazes de fazerem coisas bonitas, diferentes, que os valorizem e não os deprimem como é o caso do uso das drogas


Ao final da visita ao Morro do Cantagalo conheceram um pouco da história e das dependências do Espaço Criança Esperança.


Segunda as professoras que estiveram presentes e a diretora adjunta da escola foi maravilhosa a experiência e valerá como um pontapé na expansão de horizontes e perspectivas de futuro para muitos dos jovens que participaram da atividade.
Agradecemos aos parceiros do Bairro Educador Cantagalo.


A equipe do Projeto Bairro Educador que desde o início abraçou a idéia e colaborou prontamente com os preparativos, em especial a Gestora de projetos Renata Bhering pela mobilização de seus parceiros para recepcionar o grupo. E a grande parceria que existe entre o Projeto Bairro Educador e a equipe gestora da Escola Municipal Evaristo de Moraes, que se dedicou sobremaneira para que esta atividade fosse possível. 

Por menor que seja um gesto, sua grandiosidade se perceberá no tempo que cada um o alimentar e no sentido que cada um lhe der!

Por Rosineide de Freitas, Gestora deProjetos do Bairro Educador Santíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário