A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Uma maravilhosa surpresa na Escola Municipal Bolívia!


A escola Municipal Bolívia, em Vicente de Carvalho, recebeu n último dia 7, o grupo “Chegando de Surpresa” que integra uma iniciativa da Comlurb de abordar de forma musical e teatral questões importantíssimas sobre limpeza e saúde.

Na apresentação, o grupo dança e canta usando instrumentos musicais e os de trabalho, transmitindo  a criançada de forma bem alegre princípios sobre convivência sadia com o meio ambiente. O tema veio de encontro com o trabalho que a escola já vinha desenvolvendo sobre reciclagem e coleta seletiva, o que fez a meninada responder na ponta da língua sobre as cores que representam cada reserva de lixo!
Interatividade na E.M. Bolívia: atentos, os alunos respondiam as perguntas do “Chegando de Surpresa” sobre a importajnância de mantermos nossa cidade e nosso bairro limpos.


Como se fosse uma pessoa que circulava normalmente pela escola, uma das integrantes do grupo de “garis-artistas” começou a jogar lixo no chão bem em frente às crianças que aguardavam a apresentação. Enquanto isso, outros componentes do “Chegando de Surpresa” perguntavam aos alunos se a atitude daquela senhora era correta. Em coro, todos responderam: “NÃO!”.

O grupo interagiu com alunos e professores durante toda a apresentação e, com muito ritmo, todos cantaram as músicas que falavam da importância de tratarmos o lixo de maneira adequada. “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é” e na E.M. Bolívia, todos vibraram com a batucada que diverte ensinando.

Exemplos do cotidiano  foram usados para reforçar junto às crianças que não podemos achar natural quando as pessoas se acostumam com o lixo e as diversas doenças trazidas por ele. Além das enfermidades que o lixo pode causar, os alunos também aprenderam importantes lições sobre o respeito à função do gari. Afinal, que nunca ouviu frases do tipo: “Eu jogo lixo no chão, porque o gari é pago para limpar mesmo...” Além do respeito a estes profissionais, temas como as enchentes e a dengue também foram tratados pelo grupo junto aos alunos.

Como parte de todo processo de conscientização para preservação da natureza, a escola pretende em tempo oportuno proporcionar aos alunos  uma visita a algum espaço de reciclagem para que conheçam todo o processo de reutilização e redução do lixo seletivo. Assim como fez com a Comlurb articulando mais essa parceria, o Bairro Educador já iniciou suas pesquisas para a descoberta deste possível lugar!
A lição foi tão importante, que ao anunciar o término da programação a garotada gritava para os simpáticos garis:  Fica, fica, fica!!! Ficamos felizes com este importante aprendizado!
Simpatia e criatividade do grupo “Chegando de Surpresa”: divertir e ensinar.
Quem disse que lixeira só serve para receber lixo? Na apresentação, o grupo contagiou toda a plateia inovando com o uso de equipamentos de trabalho como verdadeiros instrumentos musicais! Nas mãosdos funcionários da Comlurb lixeiras e carrinhos de coleta produziam batuques empolgantes.

O Bairro Educador e a E.M. Bolívia agradecem ao grupo “Chegando de Surpresa” da Comlurb pela bela apresentação que encantou adultos e crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário