A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ciep Gilberto Freyre busca inspiração para construção da sua horta!

O Ciep Gilberto Freyre, integrante do Bairro Educador Senador Camará, conheceu na última quinta-feira, dia 20, o espaço fazendinha da EMBRAPA- AGROECOLOGIA, que possui o programa EMBRAPA & Escola.

Este programa tem como objetivo  informar aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio o trabalho desenvolvido na pesquisa agropecuária brasileira, oferecendo informações sobre ciência, tecnologia e meio ambiente. Esta visita faz parte da trilha educativa “Horta do Gilberto” que busca orientar os alunos quanto a uma alimentação saudável, cuidados com o meio ambiente e a construção de uma horta na escola.

A visita contou com a participação de 30 alunos (10 alunos Ed. Infantil, 10 do 3°ano e 10 do 4°ano), três professoras além da diretora adjunta e a gestora de Projetos do Bairro Educador. Estes alunos terão a missão de divulgar em todas as turmas da escola o que aprenderam na fazendinha e todas as novidades de nosso passeio.

Nossa intenção ao visitar esta instituição foi  mostrar para os alunos os cuidados com o solo e o caminho que precisamos percorrer para construção da horta escolar. Na fazendinha começamos com a criação de gado, de onde é recolhido o esterco para nutrir a terra até a forma correta de plantar a semente.


Este passeio contou com muitas novidades. A EMBRAPA esta localizada em frente a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro –UFRRJ, aproveitamos este momento e solicitamos à Universidade se os alunos não poderiam lanchar em seu espaço bucólico. Chegando ao campus da UFRRJ tivemos o prazer de visitar uma exposição de orquídeas, uma feira de artesanato, uma exposição de bonecos de porcelana em tamanho real.  Os alunos ainda participaram de uma festa do dia das crianças com direito a lanches e brinquedos. Diante de tantas atividades e surpresas acreditamos que este dia ainda deve permanecer por um bom tempo na memória destes pequenos. 

2 comentários:

  1. Bnito passeio
    Ode está sendo plantada a horta da escola ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Escola tem um espaço perto do refeitório! Ainda não concretizamos a horta pois ainda estão faltando alguns elementos. Começamos está atividade no final do ano passado, o que dificultou um pouco a retomada do trabalho por causa das férias!

      Excluir