A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Conscientização e Caminhada Contra a Dengue na Escola Municipal Humberto de Campos

Na Escola Municipal Humberto de Campos na sexta-feira, dia 07 de outubro, o Bairro Educador em parceria com o NES (Núcleo de Educação e Saúde) promoveu o Dia Contra Dengue.

O referido contou com um momento inicial, de conscientização individual de cada turma, com linguagem adequada e informações referentes à faixa etária de cada uma. Passamos em todas as salas, indo desde a educação infantil, até o terceiro ano, conversando com as turmas, recolhendo depoimentos relacionados ao que os alunos já sabiam e o que já haviam vivenciado sobre a Dengue.

Deixamos em cada sala com os professores uma atividade de confecção de cartazes conscientizadores e informativos e combinamos de buscar a turma algum tempo depois. Todas se entusiasmaram e mostraram que já sabiam algumas formas de prevenção, de contágio e o que deveriam fazer ao sentirem os sintomas, principalmente os maiores.
Num segundo momento, fomos de sala em sala buscando as turmas, e conversamos com todos juntos, explicando que os cartazes produzidos tinham que ser mostrados a toda população e que não bastava apenas eles conversarem e alertarem seus familiares, amigos, vizinhos e conhecidos. Tínhamos que fazer algo mais.
Os alunos logo concordaram e se empolgaram com a idéia. Desta forma, distribuímos alguns folders explicativos, normalmente destinados ao público adulto e disponibilizado pelo posto de saúde a eles e combinamos que ao sairmos, iríamos entregar a quem encontrássemos pela rua.
Desta forma, fomos para a Travessa Saião Lobato, rua de localização da escola e caminhamos pelo Buraco Quente, como a região é conhecida, a fim de falar com todos os moradores e pedestres sobre a importância de mantermos cotidianamente, todos na luta contra o Aedes Aegypti.


As professoras deram a ideia de irmos falando um “grito de guerra”, e assim, “Todo Mundo Contra a Dengue” foi o mobilizador escolhido. Caminhamos, falamos alto, fizemos o grito contra o mosquito e a doença. Os alunos mostraram os cartazes com frases e desenhos de formas de prevenção e entregando os folders a todos que passavam.


Na volta à escola, a surpresa preparada pelo representante do NES – a apresentação do grupo de conscientização da Clínica da Família Dona Zica fechou o Dia Contra a Dengue da Escola Municipal Humberto de Campos e envolveu ainda mais os alunos nesta luta que é de todos.

A apresentação foi bem animada e ao final parceiros, corpo discente, direção, representada pela Diretora Adjunta Flávia e todos os alunos cantamos a música trazida pela referida equipe da saúde.
“A Dengue é uma Doença ingrata
A Dengue não é mole não
A pior dela é a hemorrágica
Por isso preste atenção
Não deixe a caixa destampada
Não acumule água não
Cuidado com o Aedes Aegypti ele aparece no verão
Somos os Agentes de Saúde viemos te orientar
Por isso seja prevenido pra Dengue não te derrubar.”


Agradecemos a Clínica da Família pela ida à unidade escolar, ao Núcleo de Educação e Saúde (NES) pela parceria e trabalho conjunto com o Bairro Educador, e à Escola Humberto de Campos pela pronta disponibilização em participar da atividade proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário