A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


domingo, 2 de outubro de 2011

BE Bispo no Museu da Vida

Um diálogo entre o Bairro Educador e a Escola Municipal Frei Cassiano, integrante do BE Bispo, permitiu que no dia 28 de setembro, pudéssemos estar com as crianças do 5º e 3º ano, no Museu da Vida, na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O Bairro Educador sinalizou a oportunidade de uma aula-passeio e de pronto houve interesse da escola.

Monitores recebem os estudantes
Ao chegarmos fomos recebidos pelos monitores e seguimos para o Castelo, fato que provou grande entusiasmo nas crianças, que adoraram o trenzinho. E, com o auxílio da monitora, observamos a arquitetura do local, descobrimos de onde vieram algumas peças e fizemos uma análise de conjuntura de como o Rio de Janeiro se encontrava em 1900, com as doenças (peste bubônica, febre amarela e varíola) se alastrando, com a falta de coleta de lixo e saneamento básico, a revolta da vacina, tudo isso de pano de fundo para o que antes se chamava Instituto Soroterápico Federal. Pudemos observar, também, alguns instrumentos de trabalho e pesquisa de Oswaldo Cruz, assim como medalhas e objetos pessoais.

Alunos na frente do Castelo
 ‘’É imensa a felicidade que sentimos quando um bebê vem ao mundo! Mas você já parou para pensar que, além de um fato biológico, o ato de nascer pode ser encarado pelo ponto de vista da arte, da antropologia, da religião e tantos outros?’’, afirmou a monitora.

Em seguida nos direcionamos à ‘’Exposição Nascer’’, que reúne objetos, textos e imagens para destacar a diversidade cultural em torno do nascimento e está organizada em três módulos: ‘A Concepção’, ‘Nascimento’ e ‘Apresentação à Sociedade’. As crianças se soltaram nesta exposição, por ser bastante atrativa visualmente

Depois do lanche ...
Terminamos a visita na exposição ‘’Biodiversidade’’, que se encontra em um dos prédios históricos do campus da FIOCRUZ – a Cavalariça. Peixes, aranhas, cobras e outros animais vivos podem ser observados neste espaço, que se dedica ao conhecimento científico sobre a vida. O espaço é composto por nove módulos interativos que abordam temas como a diversidade da vida no planeta, observação de animais da fauna brasileira – incluindo insetos transmissores de doenças –, evolução – com réplicas de fósseis e répteis alados do período jurássico –, classificação biológica, vida microscópica, células, genética e diversidade humana e conta ainda, com painéis, vídeos, jogos interativos e multimídia, observações no microscópio, no caso observamos os microrganismos existentes na água poluída.





Nenhum comentário:

Postar um comentário