A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Doce + música = alegria na Escola Municipal Machado de Assis

Na última quinta-feira, dia 13 de outubro as crianças da Escola Municipal Machado de Assis, integrante do Bairro Educador de Santa Teresa, prepararam um delicioso mousse de maracujá. Essa atividade foi desenvolvida com todas as turmas da Escola, envolvendo cerca de 260 alunos, da educação infantil ao 4º ano, dando continuidade à atividade “Caçadores de Frutas”.
Coordenadora Pedagógica explicando como seria preparada a receita
Todos os alunos botaram a “mão na massa” e se divertiram nessa experiência. O desenvolvimento da atividade foi para além de uma dinâmica culinária, os alunos puderam compreender a importância da matemática no seu cotidiano, já que foi utilizada fração, multiplicação, divisão, pesos e medida, na realização da receita. Os alunos participaram ativamente, pois todos contribuíram para a realização da receita, adoçando o dia das crianças e despertando um grande interesse em saboreá-la. 


Alunos em torno do mousse preparado por eles

O dia seguinte foi de festa em comemoração às crianças. Direção, coordenação pedagógica, professores e Bairro Educador prepararam um dia diferenciado para os alunos, como presente ao Dia das Crianças. A festa foi regada de comidinhas com frutas, demonstrando o envolvimento da Escola na Trilha Educativa “Saúde pela Natureza”.
Além do bolo de coco e suco de maracujá, os alunos se deliciaram com o mousse preparado por eles no dia anterior. Ficou evidente a alegria das crianças ao saborear o doce, orgulhosos do trabalho realizado, muitos foram até a gestora de projeto do BE Santa Teresa, YohanaMazza, comentar sobre como o mousse estava gostoso, muitos disseram ainda que ajudavam os familiares em casa no preparo das comidas e outros disseram que passariam a ajudar, já que gostaram muito de “cozinhar”.
Por fim, tiveram uma grande surpresa, o grupo de percussão do CIEP Samuel Wainer, regido pelo músico Paulo Negueba, oficineiro do Bairro Educador, fez uma apresentação brilhante para os alunos, professores e direção. Ninguém resistiu ao ritmo, suingue e o forte batuque da percussão que se confundiam às batidas do coração. Com emoção, alegria e muito envolvidos pela música, todos – incluindo alunos, professores e direção – levantaram-se para dançar junto aos meninos e meninas do grupo percussivo e ao professor Paulo Negueba.
Alunos do CIEP Samuel Wainer

 O Curvelo, ponto turístico de Santa Teresa, parou, todos queriam ver o que sacudia e embalava a Escola Municipal Machado de Assis, transeuntes paravam em frente a Escola, não resistindo à musicalidade das crianças do CIEP, trazidas pelo gestor de projeto Luiz Renato, do BE Salgueiro.

Alunos dançando com o som da percussão
A festa das crianças deu o que falar, a alegria em forma de música e de sabor marcou a sexta-feira dos alunos, professores e funcionários.
Por YohanaMazza, Gestora de Projeto do BE Santa Teresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário