A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Chegou o 4º momento no Ciep Vila Kennedy: Comportamento sexual e decisões

Chegamos ao 4º modulo da oficina de sexualidade do Instituto Criança é Vida, o tema agora é “Comportamento Sexual e Decisões” propiciou aos alunos do Ciep Vila Kennedy mais um momento descobrimento de si e do outro, permitindo o conhecimento do comportamento sexual na pré-adolescência.
Por sofrerem influência de fatores genéticos, sociais e culturais, o comportamento sexual do pré-adolescente é, por vezes, misturado por situações conflituosas. Na pré-adolescência, partes do corpo e órgãos sexuais estão claramente em desenvolvimento, e a puberdade traz o início da menstruação nas meninas e mais masturbação, rotina para meninos e meninas, e especialmente os meninos, evidenciando o romance, intimidades e questões sexuais são movidos por sensações físicas, emocionais e expectativas sociais. 

A escola tem um papel importante sobre o assunto, canalizando essa energia que é vida, para produzir conhecimento, respeito a si mesmo, ao outro e à coletividade. Igualmente, a oficina do Instituto Criança é Vida em parceria com o Bairro Educador, promovem trabalhos de educação sexual que contribui para a prevenção de problemas graves, como o abuso sexual, a gravidez indesejada e a contração de Doença Sexualmente Transmissível (DST).

Um comentário: