A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 8 de outubro de 2011

Folclore: livros, leitura em família, alegria e educação

No dia 29 de Setembro (quinta feira), na Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão, alunos e professores apresentaram vários trabalhos sobre o tema Folclore.  Turmas da educação infantil, do primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto ano, tanto do turno da manhã quanto do turno da tarde, declamaram poemas, cantaram, fizeram trava-línguas, enfim, contaram com muito entusiasmo e alegria as histórias, personagens e pontos importantes do folclore brasileiro.
Cerca de 430 alunos com seus professores, além da direção e coordenação da escola, estavam radiantes pela atividade que proporcionou às crianças letramento e cultura. Isabela, enfermeira do Programa de Saúde na Escola - PSE, também apoiou algumas turmas na apresentação (foto acima), como foi durante a apresentação da turma da Tia Fernanda contando a história do Saci. Com muita criatividade, a história foi apresentada pelas crianças como numa transmissão de TV e, para tal, utilizaram uma caixa de papelão, um plástico transparente e uma lâmpada. Com estes recursos e muita criatividade, foram capazes de transmitir as imagens dos desenhos que as crianças fizeram durante a contação da história.
O Bairro Educador, em parceria com a Fábrica de Bibliotecas, distribuiu cerca de 500 livros na hora de saída de cada turno. Cada aluno em suas respectivas salas de aula recebeu 1 livro para levar para suas casas.
Esta iniciativa visa incentivar a leitura e promover uma maior aproximação entre pais, filhos e escolas, estimulando que pais e filhos leiam juntos.
Na semana seguinte, algumas crianças relataram, com entusiasmo, à Gestora de Projetos do Bairro Educador Fabiana Giannini, que leram os livros para suas bonecas, algumas leram para seus pais e, já outras, preferiram as figuras, especialmente as mais pequeninas. Segundo relato da professora Fernanda, vários alunos descreveram suas prazerosas experiências em ouvir as histórias contadas por seus pais.
 O principal foco deste trabalho do Bairro Educador Vidigal é aproximar, cada vez mais, pais e responsáveis do universo da criança, em especial do seu cotidiano escolar.
E, aos poucos, com estes pequenos relatos e com o empenho de todos estamos alcançando o objetivo pretendido. Família e educação promovendo um futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário