A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 4 de outubro de 2011

BE Santo Cristo presente no Centro de Estudos das escolas


Texto e Fotos: Caroline Pires, gestora de projetos do Bairro Educador Santo Cristo.


No último dia 21 de setembro, o Bairro Educador Santo Cristo esteve presente no Centro de Estudos das unidades escolares do bairro com o objetivo de apresentar o projeto “Bairro Educador” para os professores. Neste dia percorremos duas escolas do bairro, Escola Municipal Benjamin Constant e Escola Municipal Francisco Benjamin Gallotti.
O centro de estudos na escola é um momento para reunir professores, direção e coordenação pedagógica, para refletir sobre suas práticas docentes, além de planejar e elaborar suas atividades futuras. Nós, do Bairro Educador, junto com as direções e coordenações pedagógicas das escolas atendidas, aproveitamos essa oportunidade para nos apresentarmos aos professores e, através disso, articularmos parcerias, também com o corpo docente.
Na Escola Municipal Benjamin Constant, realizamos nossa apresentação no turno da manhã e contamos com um grande público de professores que iam desde a Educação Infantil até o 5º ano, além dos professores das diversas disciplinas do 2º segmento do Ensino Fundamental. A gestora de núcleo, Kalina Honório, fez questão de salientar aos professores que o nosso objetivo é colaborar com os docentes no processo de ensino-aprendizagem. Foram apresentados também, diversos parceiros do projeto e atividades que aconteceram em outros BE’s, articuladas com professores para ilustrar este tipo de parceria. Os professores foram muito atenciosos e muitos já ficaram curiosos para realizarmos algumas atividades.
Já na Escola Municipal Francisco Benjamin Gallotti, nossa apresentação aconteceu em dois momentos, para contemplar as professoras dos turnos da manhã e da tarde. A escola que atende a creche e ao 1º segmento do Ensino Fundamental possui um número menor de professores, o que nos possibilitou uma apresentação mais intimista. Tanto no turno da manhã, quanto no turno da tarde pudemos mostrar as diversas possibilidades em que o BE pode atuar na escola e ainda informamos algumas atividades que já estão sendo planejadas junto com a direção. As professoras participaram bastantes com contribuições muito enriquecedoras e destacaram que nosso objetivo está muito atrelado ao papel delas, o que facilita ainda mais nossa parceria.

Agradecemos a disponibilidade e a atenção das escolas que nos receberam neste momento tão importante e de maneira tão receptiva. Obrigada a todos os professores e professoras presentes, além das direções e coordenações pedagógicas que nos concederam este espaço no centro de estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário