A Trilha Educativa na Escola Municipal Santa Catarina é realizada com o grêmio estudantil à pedido da coordenadora pedagógica Ana Maria. Há alguns anos não possuía grêmio na escola, perdendo-se a cultura de movimento estudantil, desde o início desse ano (2011) o grêmio foi eleito pela comunidade escolar. Dessa forma o Bairro Educador tem buscado fazer a formação política dos alunos e ainda incentivar e ajudar na maior atuação do grêmio, fazendo com que esses compreendam o importante papel que assumiram.
O grêmio estudantil “Loquitran” da Escola Municipal Santa Catarina organizou no dia 27 de outubro uma reunião ampliada com representantes de todas as turmas da escola. O objetivo era que os novos membros da gestão Yasmim Távora e Fernanda Galdino se apresentassem e os representantes de turma trouxessem as reivindicações e propostas dos alunos para discussões e encaminhamentos.
Cerca de 20 alunos participaram da reunião representando suas respectivas turmas, do segundo ao nono ano. Os alunos falaram sobre os problemas que encontram na escola e sobre possíveis encaminhamentos para resolução. Todos expuseram suas opiniões e buscaram chegar a acordos num clima amigável, compreendendo a importância da unidade do movimento estudantil, mesmo diante das diversidades encontradas na escola, tendo sempre em vista a intenção de melhorar a qualidade de ensino e estrutura escolar.
A conversa foi muito produtiva e o grêmio através dos seus quatro integrantes: Bruno, Miguel, Fernanda e Yasmim passam a partir dessa reunião a manter uma maior aproximação com os alunos da escola. O diálogo é fundamental para que os interesses de todos os estudantes sejam garantidos pelo grêmio e assim foi dado o primeiro passo. O segundo passo será a reunião entre grêmio, representantes de turma e direção da escola para apontar os encaminhamentos tirados nessa reunião e saber o posicionamento e direcionamento de tais questões pelos gestores da escola.
Bairro Educador e gestão Loquitran, juntos por uma escola pública, gratuita e de qualidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário