A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Bairro Educador em ação contra à dengue na E.M. General Mitre

Texto e Fotos: Caroline Pires - Gestora de Projetos do BE Santo Cristo

Todos juntos no combate à dengue: este foi o nosso objetivo na ação realizada na sexta-feira, dia 7 de outubro, em parceria com o PSE na Escola Municipal General Mitre, integrante do Bairro Educador Santo Cristo. A escola reservou um período da sexta-feira para conscientizar e formar os “mini” agentes de saúde do bairro do Santo Cristo no combate aos mosquitos da dengue, nos turnos da manhã e da tarde.

Adriana Moura (PSE) e Agentes de Vigilância em Saúde, André Castanhel e Débora Rocha

O Bairro Educador junto com a técnica em saúde e educação, Adriana Moura do PSE, fez uma esclarecedora apresentação sobre a dengue e o seu mosquito transmissor. Na ação para os estudantes de cada turno, foi apresentada a história da doença e como ela chegou ao Brasil, além de alertar as crianças sobre os sintomas, o tratamento, as atitudes erradas que tomamos que atraem o mosquito e as maneiras de combater o mosquito e suas larvas. Os professores e as professoras da escola também colaboraram com a ação durante as aulas com atividades de desenho e pintura dos mosquitos e ações a serem feitas no combate. 
Alunos com seus trabalhos sobre a Dengue

Para finalizar a ação, os agentes de vigilância em saúde do Posto de Saúde José Messias Carmo levaram para a escola uma maquete que reproduzia uma residência com todos os objetos que podem acumular água e atrair o mosquito para depositar suas larvas. Com a maquete, os agentes puderam convocar diversos alunos e alunas para participarem das demonstrações, mostrando aos seus colegas como evitar a dengue em nossas casa
 
                                                                     Maquete de uma casa levada pelos agentes

Um comentário: