A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bairro Educador estimula a participação dos Grêmios nas conferências de juventude


Os 11 (onze) alunos do Grêmio Estudantil do CIEP Presidente João Goulart participaram da 1ª Conferência Carioca de Juventude que aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro no ISERJ – Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. A atividade foi organizada pela Coordenadoria Municipal de Juventude e trata-se da primeira experiência de participação juvenil na formulação de políticas públicas de juventude para o município do Rio de Janeiro.

Membros do Grêmio Estudantil do CIEP Presidente João Goulart

A Conferência Carioca é a primeira etapa de um processo que culminará na
2ª Conferência Nacional de Juventude, a ser realizada em Brasília-DF em dezembro de 2011. Com a realização desta Conferência, a cidade do Rio de Janeiro assumiu o seu papel federativo e republicano na construção de uma política nacional de juventude em nosso país. 


As etapas municipais deste processo nacional de conferências são um momento
privilegiado para se debater a transversalidade das políticas públicas de juventude,
refletindo o olhar e as demandas da juventude na sua relação com o território.
Temas como educação, saúde, mobilidade, cultura, esporte, lazer e infra-estrutura
urbana foram analisados e debatidos sob a perspectiva dos jovens, fortalecendo os
valores de cidadania, pertencimento e engajamento político e social. 

Para os alunos moradores das comunidades Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, a ida à Conferência foi uma oportunidade de conhecer outra instituição de ensino e, principalmente, um espaço para intercâmbio e troca de experiências com os mais diversos atores que participam da formulação, elaboração e implementação de iniciativas, ações e políticas direcionadas à juventude na cidade. Participaram do processo da conferência as mais diversas redes e movimentos juvenis, organizações da sociedade civil, universidades e instituições de pesquisa. Todos debatendo a transversalidade das políticas públicas.

Os grupos de trabalho (GTs) da conferência foram divididos com os temas LGBTT; Gênero e Combate ao racismo, além de cinco grupos de discussão (GDs) sobre os eixos da 2ª Conferência Nacional de Juventude: Direito ao desenvolvimento integral – educação e trabalho, comunicação e cultura; Direito ao território – cidade, meio ambiente, mobilidade, campo e povos tradicionais; Direito à experimentação e qualidade de vida – saúde, esporte, lazer e tempo livre; Direito à diversidade e à vida segura – segurança, respeito à diversidade e direitos humanos; e Direito à participação.

Proposta apresentada pelos alunos do Grêmio e aprovada pela Conferência

Todos os GTs e GDs elegeram propostas, totalizando 50 propostas finais. No segundo dia de conferência os participantes indicaram, dentre as 50 propostas da Conferência, 10 prioridades que falam do acesso à internet com banda larga gratuita, do direito ao passe livre sem cotas diárias e mais investimentos para a educação.
O grêmio do CIEP João Goulart, que faz parte do Programa Escolas do Amanhã, garantiu a representação dos estudantes da rede fundamental de ensino. Os alunos também puderam avaliar que muitos anseios da juventude, com relação à educação, vêm sendo trabalhados dentro do Programa Escolas do Amanhã, como:

- Política de intercâmbio entre escolas de diferentes bairros, concebendo as escolas como centros culturais e incentivando a mobilidade da cidade (Veja iniciativas do Bairro Educador ligadas a esse tema em: http://bairroeducador.blogspot.com/2011/06/trilha-educativa-esporte-cultura-e.html)
- Estimular que jovens sejam “turistas” na própria cidade através de políticas de redução dos valores de entrada em espaços culturais e turísticos realmente democráticos e todos os dias. (inclusive finais de semana).

No entanto, reconheceram a necessidade de ampliar essas iniciativas para todos os jovens.

Com mais de 1200 credenciados, a 1ª Conferência Carioca de Juventude foi a maior realizada no Brasil conseguindo cumprir um importante desafio: unidade na diversidade. Os participantes elencaram 10 prioridades e a eleição de 90 representantes, os chamados delegados, que serão a voz da juventude carioca na etapa estadual.

Dentre esses 90 delegados está o aluno Wesley dos Santos, presidente do CIEP Presidente João Goulart que foi eleito com o apoio do Programa Escolas do Amanhã, Projeto Bairro Educador e do Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro.

Wesley dos Santos - Presidente do Grêmio do CIEP Presidente João Goular

Agora, essa juventude eleita se prepara para a 2ª Conferência Estadual de Juventude, que será realizada no Circo Voador de 28 a 30 de outubro.

As seguintes atividades culturais foram destaque:

O espetáculo Hell, com a atriz Barbara Paz e direção de Hector Babenco, apresentado no sábado e no domingo, foi o destaque da programação cultural da Conferência. O histórico teatro do ISERJ, com 130 anos de fundação e seus quase 600 lugares, ficou pequeno para receber uma das peças mais comentadas do último período. O público aplaudiu de pé e Barbara chorou ao dizer que era comovente se apresentar para jovens em uma escola como o ISERJ.
Os participantes puderam ainda fazer oficinas de reciclagem, fanzine e técnicas circenses. Foram vistas ainda muitas manifestações livres, e espontâneas características da juventude, como a roda de break. Hector Babenco, que já concorreu ao Oscar com o filme “O beijo da Mulher Aranha” (levou melhor ator), participou do grupo de discussão sobre cultura e comunicação.
(fonte: Coordenadoria de Juventude do Município do Rio de Janeiro)













Nenhum comentário:

Postar um comentário