A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Você aceitaria uma água assim? Nem os peixes!


Com este slogan a Empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental vem intensificando o trabalho de conscientização nas escolas. No programa, as crianças trocam óleo de fritura usado por produtos de limpeza.
A empresa que atua neste mercado há mais de quatro décadas, coleta e industrializa em média 72 mil toneladas de resíduos gerados pela produção de proteínas animais, oriundos de açougues e abatedouros (ossos, carnes, sangue, sebo, etc.) por ano. Também processa por ano três mil toneladas de óleo de fritura usado e 1,5 mil toneladas de garrafa Pet. Além da atuação ecológica, a Grande Rio tem um importante papel econômico, pois, a partir dos resíduos coletados, fabrica e comercializa matérias-primas para a indústria de limpeza, higiene, beleza e para a produção de rações e energia.

E.M. Olegário Domingues
Compartilhados com a Promotora Educativa Ambiental da empresa, Amélia Soares, sobre a importante tarefa do trabalho de mobilização (na luta a favor do meio ambiente) iniciar pela educação, as Escolas Municipais Olegário Domingues e São Sebastião, através de seus diretores, Ronaldo Fernandes e Neuza Mantesso, respectivamente, decidem fazer de suas escolas pontos de coletas para óleo de fritura. As oficinas foram realizadas no dia 14 de outubro em dois momentos.
O programa seguiu estruturas diferentes de atuação. Na Escola Municipal Olegário Domingues, que atende alunos da Educação infantil, 1º e 2º ano com faixa etária entre 4 e 8 anos,  as crianças receberam a visita do Dr. Ambiente, “um palhaço que sabe das coisas”! Dr. Ambiente ressaltou, dentre tantos aspectos da reciclagem, a importância do recolhimento do óleo de fritura na fabricação de sabão, além de impedir a poluição do meio ambiente, pois a presença de óleos e gorduras na rede de esgoto causa o entupimento da mesma, dificultando seu funcionamento o que consequentemente vem a gerar os impactos ambientais negativos.
As crianças ficaram encantadas com o Dr. Ambiente (Junior Matos), destacando Gabriel, que tinha medo de palhaço, na verdade, pânico! Mas, ao perceber a alegria dos presentes com a chegada do artista e todo o corre-corre dos coleguinhas atrás do personagem, começou a ficar curioso e, cheio de expectativa, saiu a procurar o tal palhaço. Quando o viu já sem a maquiagem, confessou-lhe o medo e iniciaram uma conversa. Sabe o que aconteceu? Ele perdeu o medo e se fantasiou de palhaço com direito a peruca e pintura! Foi muito emocionante ver Gabriel se transformar no palhaço Bibi!
Na Escola Municipal São Sebastião que atende alunos do 3º. ao 5º. ano, entre 8 e 11 anos, Amelia Soares, na companhia da Gestora de Núcleo, Maria do Socorro, realizou duas palestras, através do DataShow. Os alunos mostraram-se envolvidos no assunto e desejosos de compartilhá-lo com os pais e de se tornarem multiplicadores de missão tão importante: proteger o meio ambiente.
E.M. São Sebastião
Mais uma vez o Bairro educador sente-se feliz por proporcionar a estes pequeninos, através da empresa Grande Rio Ambiental, momentos de aprendizagem no cuidado ao planeta. Que outras ações venham e juntos possamos crescer em mais outros aprendizados que outros parceiros trarão. Obrigada Grande Rio ambiental e sucesso neste empreendimento, pois eu também não quero esta água assim!
 Referências:
Por Natália Bordão, Gestora de Projetos do Bairro Educador de Vargem Pequena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário