A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CIEP Maestro Heitor Villa Lobos visita a Estação de Tratamento do Rio Guandu

A história do abastecimento de água do Rio de Janeiro é marcada por três fases bastante distintas: a fase dos chafarizes, a dos sistemas de pequeno porte (mananciais locais) e a dos sistemas de grande porte. É nesta última fase que se encontra inserido o sistema Guandu.



Em 2007, a ETA Guandu foi incluída no Guinness Book, como a maior estação de tratamento de água do mundo em produção contínua.



Os alunos do CIEP puderam conhecer todo o processo de tratamento da ETA Guandu que é completo, constando de coagulação química, floculação, decantação, filtração, desinfecção e correção de ph. A fluoretação também é feita, atendendo à determinação do Ministério da Saúde, com objetivo de auxilio na prevenção à cárie dentária. Além de todo este conhecimento, assistimos a um filme relacionado à preservação da água e visitamos o projeto de reflorestamento onde é feito o replantio de mudas de espécie da Mata Atlântica às margens do Rio Guandu.



O CIEP ganhou quatro mudas de Ipê amarelo para que seja plantado em seu espaço em prol de levar as crianças a refletirem sobre a importância do Meio Ambiente (preservação das águas e matas) para nossa vida.

Por Isabel Assis, Gestora de Projeto do Bairro Educador Santa Cruz

2 comentários:

  1. Lindo demais o projeto de vocês! Uma saída de campo dessas é fantástica para o conhecimento das crianças

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda lembro desse passeio, muito sdd

    ResponderExcluir