A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Corvos e Corujas sobre a Dengue

Dando continuidade aos Jogos Cooperativos na Escola Municipal José Moreira da Silva, o segundo momento foi o de Corvos e Corujas, com as turmas do 3º e 4º ano, na quinta-feira dia 06 de outubro.

Este jogo é baseado em perguntas e respostas pertinentes a alguma temática diretamente ligada aos conteúdos dados em sala de aula e as orientações curriculares de cada ano.

Os grupos que se formam, o fazem por acharem que as respostas estão certas ou erradas ou porque preferem uma alternativa, enquanto o outro grupo acredita na contrária. Após os grupos se juntarem em lados opostos do campo, é respondida a pergunta pelo mediador e analisada à devida resposta com os alunos.

Geralmente o grupo de corvos (aqueles que escolheram a alternativa verdadeira) ou persegue, ou é perseguido, conforme a resposta for certa ou errada, pelo de corujas (aqueles que escolheram a alternativa falsa). Quem for pego passa para o grupo que o alcançou.

Não foi utilizada a nomenclatura de corvos e corujas para evitar a disseminação de apelidos e caracterização e estereótipo dos alunos. Foi utilizada apenas a divisão por respostas e o pega-pega do outro grupo para estimular os alunos em relação à atividade e dar mais vida a mesma.

A temática empregada foi a dengue, por conta da parceria do Bairro Educador com o Núcleo de Educação e Saúde e com a própria direção e coordenação da escola. Ao pensarmos em atividades que pudessem transitar pela sala de aula, pelo bairro, e pelo contra turno dos alunos, chegamos a um cronograma de atividades a ser realizado pelos três parceiros.

As turma 1302, 1301 e 1401 realizaram o jogo na referida ordem e enquanto uma turma estava realizando-o, as demais estavam envolvidas em atividades com a representante do NES.

Ao final de atividade foi feita uma avaliação sobre o que foi analisado durante a mesma e, de forma geral, os alunos perceberam que apreenderam novas informações sobre a dengue; contribuindo assim para uma maior conscientização destes e dos que compõem seu ciclo familiar, de amigos e etc.

Na sexta-feira, dia 07, eles realizaram uma caminhada interna na escola para eliminar os possíveis focos de dengue com a representante do NES e a escola como um todo. No sábado, dia 08, reunião de responsáveis, os alunos do Grêmio, refizeram a atividade de Corvos e Corujas, utilizando o material desta atividade, com os que estavam presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário