A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

"O Futuro do Meu Jardim" encanta e educa no BE Costa Barros

Texto e Fotos: Amarildo Silva
Em parceria com o Bairro Educador, o Grupo Gás Natural realizou na última terça-feira, dia 4, duas apresentações teatrais no BE Costa Barros. A peça “Futuro no Meu Jardim” fez o maior sucesso entre os alunos da E.M. Escragnolle Dória e do CIEP Anton Makarenko.  A peça atraiu a atenção da garotada, pois envolveu futuro e presente com uma linguagem acessível e descontraída. Na história, o jovem Augusto é surpreendido pelo seu filho Júlio César, que vem diretamente do futuro para lhe dar conselhos sobre como preservar o meio ambiente.

Bruno Oliveira, Márcio Nascimento e Marise Nogueira apresentaram
a peça “Futuro no meu jardim” na E.M. Escragnolle Doria
.
Foram contemplados com o evento todos os alunos do primeiro turno, totalizando aproximadamente 200 alunos, num espaço bem organizado e dinamizado pela Adjunta Regina e pelos professores da Escola. O gestor de projeto da escola Amarildo Silva contou ainda com o apoio da técnica de saúde da escola Patrícia, que viabilizou o suporte e ao atendimento ao grupo organizador.
Concentração na hora do espetáculo: alunos do 1° ao 5° ano da E.M. Escragnolle Dória


Como em todas as experiências vivenciadas nas escolas, os alunos estavam empolgados com apresentação e quando a peça começou a atenção de todos era visível. Participativos e atentos aos passos dos personagens, os alunos ficaram encantados com a história.  Essa participação foi correspondida também pelos atores que fizeram perguntas sobre o meio ambiente às crianças, que devolveram os questionamentos com outras perguntas muito interessantes sobre como evitar a destruição do nosso planeta.


Por fim, foi passada a mensagem da importância de se conservar a natureza, de evitarmos os gastos desnecessários para que as gerações futuras possam usufruir dos recursos naturais.

No mesmo dia, os alunos do CIEP Anton Makarenko também puderam curtir a apresentação do grupo Teatral “Futuro no meu Jardim”.  Com um cenário atrativo, a peça despertou a atenção dos alunos para um tema tão importante: a preservação do meu ambiente.
Na quadra, o público era diversificado. Além dos alunos do CIEP Anton Makarenko, também assistiram à peça os alunos da creche que conta com crianças de até três anos.

Foram contemplados com o evento aproximadamente 250 alunos. Com a ajuda da técnica de saúde Joyce Silva (que atua no Núcleo de Saúde da Escola), o espaço foi preparado e o público recepcionado para o espetáculo. Amarildo Silva, gestor de projeto do Bairro Educador Costa Barros, procurou atender todo o CIEP, convidando outras turmas que ficaram empolgadas com a possibilidade de participar do evento.
Com um cenário interessante, a peça Futuro no Meu Jardim atraiu a atenção de adultos e crianças.
No CIEP Anton Makarenko, a devolutiva dos alunos foi bem interessante. Houve grande participação: muitas perguntas e respostas que envolviam o conhecimento sobre o nosso planeta surgiram após a apresentação. A peça atraiu a atenção de todos, inclusive professores e profissionais que prestam serviços à Escola.
Para a diretora adjunta Regina, a atividade cultural trouxe alternativas para debater temas tão importantes como o meio ambiente. Sobre a equipe da peça, Regina ressaltou que foram bem articulados e cativara a participação dos alunos, atraindo a atenção do público.

Segundo a técnica de saúde Joyce Silva, a palestra foi de grande caráter metodológico; uma oportunidade fantástica para o aprendizado das crianças e para o desenvolvimento das disciplinas que já são desenvolvidas pelas professoras. Ainda segundo Joyce, as professoras gostaram muito da atividade cultural, pois conseguiu atrair a atenção dos alunos e os permitiu conhecer mais uma forma de combater a destruição da natureza.
Todos atentos. Os alunos do CIEP Anton Makarenko assistiram à peça “Futuro no meu jardim” e perceberam como é importante cuidar do nosso planeta. 


A mensagem da importância de se conservar a natureza foi compreendida por todos e o desejo do grupo estar retornando à escola para futuras apresentações é grande. 
O CIEP Anton Makarenko, a E.M. Escragnolle e o Bairro Educador de Costa Barros agradecem aos integrantes da peça “Futuro no meu jardim” pelo carinho dedicado aos nossos alunos e pelo caráter educativo da apresentação, que contribuiu para formação do cidadão consciente sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário