A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Alunos do BE Borel conhecem A Estação de Tratamento de Água do Guandu

A Estação de Tratamento de Água do Guandu (ETA Guandu) é responsável pelo abastecimento de cerca de oitenta por cento de água potável da região metropolitana do Rio de Janeiro, é também a maior estação de tratamento do mundo, reconhecida pelo livro dos recordes. Trata cerca de 43 000 litros por segundo para abastecer os municípios do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Itaguaí e fornece água para 151 dos 178 bairros da cidade do Rio.


Esta atividade educativa vivenciada pelos alunos da turma 1303 do CIEP Antoine Magarinos Torres Filho, integrante do Programa Escolas do Amanhã/SME, faz parte Trilha Educativa “Sociedade, Cências Naturais e Sociais” que vem sendo realizado nas escolas com a parceria da CEDAE no Programa Água para Todos, onde primeiro, em uma sensibilização feita pela equipe social do programa é aplicado um vídeo falando do caminho das águas e um jogo de perguntas e respostas, que trata do desperdício e da poluição da água.
A Professora Alessandra e a Norma do Apoio e mais 40 alunos acompanharam estas descobertas bem de perto, desde a sensibilização feita pela equipe social do Programa Água para Todos até a visitação, onde eles puderam ver literalmente o caminho das águas.

Logo quando chegamos à Estação de Tratamento o guia nos deu instruções de segurança, para termos uma visitação tranquila e prazerosa, em seguida assistimos a uma palestra, antecedendo o que veríamos na ETA. No momento do lanche, a agente ambiental falou sobre reciclagem, tema trabalho em sala de aula.
Do momento da palestra, passando pelo viveiro até o mirante, os alunos conseguiram reconhecer e identificar, o percurso da água saindo dos rios, passando pela ETA, até chegar as nossas casas para consumo.
Com o guia da visitação relembrando a todos os momentos as instruções de segurança, fomos conhecer os tanques para ver os processos químicos que a água sofre para ficar própria para uso, que são: a Coagulação Química, a Floculação, a Decantação, a Filtração, a Desinfecção, a Correção de PH e a parte de Fluoretação, (que é efetuada para auxiliar na prevenção da cárie dentária) sendo determinada pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário