A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Respeitar o próximo é respeitar a si mesmo

No turno da tarde do dia 6 de outubro, as turmas do segundo e do terceiro ano da Escola Municipal Djalma Maranhão conversaram e aprenderam um pouco mais sobre futebol, bichos e bullying.
Os alunos da tia Jô iniciaram as conversas com Fabiana Giannini, Gestora de Projetos do Bairro Educador Vidigal, falando sobre jardim zoológico, cuidado e convívio com animais, desdobrando numa conversa sobre seu convívio com outras pessoas e respeito ao próximo.
Este momento teve início com a distribuição do gibi Sesinho pelo Bairro Educador. Cada aluno da turma do segundo ano recebeu um exemplar que tinha como tema os animais, servindo de estímulo para que Fabiana pudesse identificar que a maioria já havia ido ao jardim zoológico da Quinta da Boa Vista e já haviam visto animais, dentro ou fora da comunidade.
Com o gibi e a dinâmica feita, os alunos exercitaram sua leitura e aprenderam que não devem pôr apelidos nos outros e também que é preciso ter cuidado com os animais, a família, os amigos e com a sua própria vida.
No mesmo dia, a turma da tia Simone iniciou sua atividade identificando termos usados no futebol, tais como: campeonato, escanteio, dentre outros nomes e expressões típicas deste universo, sempre evidenciando a importância do respeito com si mesmo e o próximo.
Este momento aconteceu depois que foi feita uma conversa entre a turma e a gestora de projetos do Bairro Educador e foi identificado que a maioria dos meninos jogava bola no campo e que as meninas gostavam de brincar de bonecas na praça da Vila Olímpica, no alto da comunidade do Vidigal.

Durante a conversa, a cada acerto se acirrava o clima de competitividade que, aos poucos, foi sendo amenizado, conforme os alunos foram percebendo que oras um, oras outro, era quem acertava, contribuindo para evidenciar que não existe ninguém que não sabe nada, nem ninguém que saiba tudo, todos estamos num constante processo de aprendizagem.
Essas atividades também são desdobramentos da campanha de doação de livros para estímulo à leitura e preparatórias para o dia 14 de outubro, quando foi realizada uma apresentação da peça teatral “Bullying, Tô fora!”, promovida pela Cia. Teatral ENSINOEMCENA com envolvimento da equipe do PSE, professores, direção e apoio do Bairro Educador.

Um comentário: