A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Alunos assistem apresentação de grupo de folclore



No dia 26 de setembro, a Escola Municipal Professora Laura-Sylvia Mendes Pereira, BE Caju, realizou a culminância do Projeto Folclórico, que teve início em setembro deste ano. Durante a culminância, as professoras apresentaram aos estudantes diversos personagens, cantigas, histórias que integram a cultura popular brasileira. O BE Caju também convidou o Sr. Walter Tavares dos Santos, morador do bairro, para realizar uma apresentação de Boi Bumbá para os estudantes.

O Bairro Educador, através da parceria com Walter Tavares, promoveu a apresentação do Boi Bumbá, que aconteceu nos dois turnos da unidade de ensino. O ator popular, responsável por esta exibição é um morador do Caju, responsável pelo “Grupo Folclore Recreativo Bumba Meu Boi Cajuzinho”. Walter com seu carisma e dinamismo, proporcionou uma experiência única às crianças da educação infantil, que agora entendem e conhecem a dança folclórica como um elemento da cultura brasileira.

A relevância de trabalhar a temática do folclore na educação é justificada pela necessidade de preservar a cultura, de forma a divulgar o conhecimento dos saberes e fazeres populares. Ao trabalhar o assunto na educação infantil a abordagem pedagógica utilizada é feita através do universo lúdico, com representações de imagens, contação de histórias e filmes infantis, estimulando os estudantes a integrarem com o universo cultural popular.

Neste ano, os trabalhos produzidos referentes ao tema, ficaram expostos na Semana da Educação Infantil da 1ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação). Todos os estudantes da unidade de ensino pintaram a diversidade de sereias, sacis, bois, curupiras e outros elementos que integram o imaginário folclórico. 


Por Marcelly Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário