A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Grêmio Chapa Show e BE Caju pensando: “O Caju mais limpo seria possível?”


O Grêmio Estudantil Chapa Show, da Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas, BE Caju, realizou uma análise dos problemas ambientais do Bairro Caju, com o auxílio do Bairro Educador, nos meses de maio a setembro.


O trabalho teve início com a oficina de jornal mural, com ênfase nos desdobramentos da Rio +20. Por meio de uma orientação da escola, a publicação deveria esclarecer junto ao público estudantil, a essência dos debates, o significado do termo sustentabilidade e a relação do evento com a ECO 92.


Os estudantes ao iniciarem o processo de apropriação do jornal mural identificaram outros possíveis temas a serem abordados no meio de comunicação escolar. O jornal mural começou a ter forma e conteúdo e as lideranças estudantis envolveram todos os alunos para produzir o mascote do jornal. Desta forma, surgiu o leão, símbolo do militarismo e com os atributos que evocam a patente de Marechal. “Jornal Mural só informa coisa legal”, foi o slogan usado pelos estudantes para colocarem no jornal. O Leão nasceu junto com o tema da primeira publicação do jornal: O Caju mais limpo é possível?

Com o surgimento da identidade visual, o material de campanha começou a ser elaborado. Foram utilizadas diversas técnicas artísticas no projeto piloto: desenhos, frases, formas, figuras, recortes, colagem para a produção do mascote.


Atualmente estamos na última etapa que antecede a publicação do jornal mural, os meses foram de amadurecimento, entrosamento com o tema, pesquisa, elaboração da propaganda e questionário a ser aplicado com os parceiros do território.



Todos os estudantes e professores sabem que o Caju é um bairro bastante poluído, em virtude do lixo jogado nas ruas, as carretas nas calçadas, e outros fatores... Agora, o desafio será responder a pergunta do Grêmio “O Caju mais limpo é possível?”

Por Marcelly Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário