A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


domingo, 16 de setembro de 2012

Trabalhando a Cidadania

Os estudantes da Escola Municipal Ruben Berta, Bairro Educador Senador Camará, ao longo de três semanas do mês de setembro, vêm construindo os murais das salas de aula junto com os estudantes. Para cada ano de escolaridade foi trabalhado um tema, e com a colaboração de todos, esses espaços que eram pouco utilizados, foram transformados, por meio das produções dos próprios alunos.


Nas turmas de 6° ano foi trabalhado o tema: “Limpeza e preservação – A não pichação (Meu lugar é lugar limpo”). Nesta atividade, os estudantes leram o texto “O grafite e a pichação” e produziram um grafite que representasse a ideia de um espaço mais limpo para ser colocado no mural da escola.


No 7°ano o foco era o respeito, e com este grupo foi trabalhado o texto “Solidariedade e companhia” de Manoel Peixoto.  Após a reflexão do texto os alunos escreveram no mural (muro) das lamentações, o que significava respeito para eles, recordando algum episódio em que sentiram esse direito infringido.


E no 8° ano, com a importância do Rio + 20, foi trabalhado o tema “Meio Ambiente (Preservar para viver)”. Neste grupo conversamos sobre as conferências do meio ambiente e os alunos construíram um pequeno texto dizendo qual o seu compromisso deles com o meio ambiente.


Esta atividade buscou apresentar para os alunos que o mural é um espaço que eles devem expor suas produções, e ainda mais importante, que deve ser valorizado e preservado por todos.

Por Tais Vidal

Nenhum comentário:

Postar um comentário