A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Importância da educação física para o desenvolvimento da criança

No dia 5 de setembro, o coordenador do Centro de Educação Física do CETEP (Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante) de Marechal Hermes, Paulo Pessanha, palestrou sobre a importância da educação física para o desenvolvimento das crianças, para os responsáveis dos estudantes do CIEP  Thomas Jefferson, unidade escolar integrante do BE Realengo.


O palestrante explicou que por meio dessa disciplina, os estudantes desenvolvem habilidades e saberes, aprendendo assim a se preparar para a vida.

Através da prática regular de atividades físicas e esportivas, os estudantes desenvolvem competências ligadas às dimensões afetivas, cognitivas, sociais e psicomotoras,  estimulando entre eles a amizade e a cooperação, fatores importantes para a evolução dos indivíduos na sociedade e no mundo do trabalho.


Paulo Pessanha também apontou que as atividades de educação física são instrumentos de formação psíquica, pois os estudantes ao vivenciarem as atividades físicas, recreativas e esportivas, descobrem soluções para algumas situações cotidianas, inclusive nos conflitos, angústias, derrotas e valores, pois a prática de jogos e demais atividades com regras, desenvolvem a noção do que é permitido ou não. “Quanto mais experiências motoras seu filho tiver, mais preparado ele estará para enfrentar os desafios”, disse Paulo.

“Minha filha melhorou em matemática depois que passou a realizar as atividades de educação física em horário integral!!”, concordou com a fala do palestrante, a responsável Carla Braga.

A Palestra foi encerrada com a seguinte pergunta: Como os pais podem ajudar os filhos?

Os responsáveis Luciano de Carvalho, Edilaine Rizzo e Josileide de Oliveira fizeram importantes considerações, falando sobre como o evento foi proveitoso e interessante.
                        
Paulo Pessanha encerrou o encontro fazendo um apelo aos responsáveis.


“Estimule seu filho a praticar atividades físicas e esportivas na escola e na comunidade (lazer); ajude-o a descobrir com quais esportes ele mais se identifica; procure se informar sobre a programação e os eventos da escola; compareça, sempre que puder, assistindo e valorizando a participação de seu filho. Os pais são espelhos para seus filhos, dê bons exemplos. Ao passear com eles, prefira formas de lazer ativo. Evite que a criança fique muito tempo sentada assistindo televisão ou usando o computador.”


A equipe de profissionais de saúde da Clínica da Família Antônio Gonçalves, orientou e incentivou os responsáveis a realizarem inscrições na Academia Carioca, onde podem fazer atividades esportivas. Eles também mencionaram que a Clínica oferece acompanhamento médico e exames laboratoriais e alertaram sobre as doenças relacionadas à alimentação e ao mau condicionamento físico.

Por Carmem Rosane

Nenhum comentário:

Postar um comentário