A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Das Olimpíadas de Londres para o CIEP Thomas Jefferson


No dia 12 de setembro, no CIEP Thomas Jefferson, houve a culminância do Projeto de Educação Física “Educar e Vencer”, BE Realengo. O projeto “Educar e vencer”, teve por objetivo demonstrar que o esporte é capaz de sorver como modelo de identificação e possibilidade de fortalecimento individual.

Na abertura do evento todos os alunos, professores e parceiros cantaram o Hino Nacional e celebraram a Bandeira Nacional. Além, da corrida da Tocha Olímpica simbolizando os Jogos Olímpicos do CIEP.


 O BE  e o CIEP contaram também com a parceria da “Memória Olímpica Social” (MO). O MO abordou vários temas, divididos em etapas: as etapas do conhecimento, da reflexão e do reforço positivo.


As etapas do conhecimento e da reflexão, ocorreram no auditório (mediadas pelo atleta e coordenador Gilmar Cunha) para os estudantes das turmas do 4º, 5º ano e Acelera. Nesta etapa, os alunos descobriram que o esporte vai muito além de uma medalha. O trabalho consistiu em dar uma visão ampliada do que são os jogos olímpicos, da razão de sua criação e por quem foi criado. “Quem são os heróis brasileiros, quem foi e quem será?” Mostrou também a importância dos jogos paralímpicos e que todos os seres humanos, com sua coragem e inspiração, são capazes de vencer os obstáculos de sua vida. Gilmar também falou do tema bullying. Simultaneamente, na quadra do CIEP os demais alunos participavam de competições e apresentações.

Na etapa da reflexão, ainda no auditório, foi dito sobre os sete valores do esporte: “amizade, respeito, excelência, igualdade, coragem, inspiração e determinação” que já haviam sido apresentados e discorridos pela Gestora de Projeto do BE para todos os alunos e professores, pois mediante proposta feita pelo Memória Olímpica cada turma devia apresentar no dia da culminância uma música cuja  autoria fosse dos próprios alunos e nas letras deveriam conter todos os sete valores. 


Os alunos fizeram as apresentações das músicas na quadra do CIEP. Para finalizar, nas etapas do reforço positivo e da hora de malhar, o MO levou a atleta da modalidade da luta olímpica e nove vezes campeã brasileira entre 2001 e 2011, Joice Silva. Ela narrou para os alunos sua experiência nas Olimpíadas de Londres, mostrou as medalhas conquistadas e contou que começou a lutar jiu-jítsu em um projeto social, mas, três anos depois, descobriu a luta olímpica e se apaixonou. A atleta fez uma demonstração junto com os alunos.


“Adorei a experiência de participar do evento. A alegria dos alunos é contagiante”, disse Joice.


O Bairro Educador de Realengo agradece a Equipe de Som do “Oi! Galera. Oficina de Cultura,Arte & Som” e a Memória Olímpica Social, professores de educação física, as professoras das turmas e a direção.

Por Carmem Rosane




Nenhum comentário:

Postar um comentário