A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Encontro de diretores do BE Maré e Manguinhos


No dia 20 de setembro, o Bairro Educador promoveu a reunião de gestores das unidades escolares integrantes do BE Maré e BE Manguinhos. Na reunião realizada na Maré estavam presentes: o diretor do CIEP Operário Vicente Mariano; a diretora da Escola Municipal Professor Paulo Freire; a diretora Maria de Fátima, do CIEP Presidente Samora Machel; a Coordenadora Pedagógica Mônica Santos, do CIEP Hélio Smidt;  a diretora e a coordenadora pedagógica do CIEP Ministro Gustavo Capanema. 




Durante a reunião, os participantes trocaram experiências sobre suas ações para a melhoria do ambiente interno e relacionamento com a comunidade. Os participantes ficaram à vontade para compartilhar como têm atuado na gestão de recursos humanos e financeiros, no relacionamento com a família e no trabalho pedagógico.

A reunião serviu como um caminho para a possível realização de ações educativas no complexo da Maré. Alguns dos participantes ainda não se conheciam e puderam trocar informações e se articularem para futuras mobilizações. Questões como as comemorações e festas nas unidades escolares foi ponto comum em todas as falas como estratégia para ampliar e estreitar a relação entre as famílias e a escola. A violência e seus impactos para o desenvolvimento dos estudantes também foi uma fala constante entre os participantes. Além disso, também foram apontadas durante o encontro, as dificuldades com questões de manutenção predial e os trabalhos com relação à limpeza do ambiente escolar.


Ao término da reunião, os diretores fizeram duas propostas de atuação em conjunto neste território: o intercâmbio de ações artísticas, a fim de que o estudante circule pela comunidade e tenha elevação em sua autoestima ao se apresentar para um público diferente, e também surgiu a ideia de que compartilhem boas dicas na área de gestão, como indicação de locais para compra de equipamentos, parceiros que desenvolvam trabalhos educativos, entre outros.

O Bairro Educador agradece a presença de todos na reunião e espera que os assuntos abordados e as estratégias apresentadas pelos participantes possam ter reflexo na relação comunidade-escola e com isso melhorar o desenvolvimento educacional desta região.


Por Leonardo Oliveira e Mary Lança


2 comentários:

  1. Ótima iniciativa, parabéns para essa equipe maravilhosa!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente foi um excelente encontro e o pontapé inicial para novas ações envolvendo as escolas da Maré.
    Parabéns a todos nós que acreditamos na possibilidade de transformação,mesmo diante de tantas adversidades no nosso cotidiano.

    ResponderExcluir