A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


domingo, 2 de setembro de 2012

Um domingo de grandes realizações

No domingo, dia 02 de setembro, os estudantes da Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto, unidade escolar integrante do BE Pavuna, assistiram à apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem (OSB Jovem) no Theatro Municipal.


A obra de Bethoven, marca a transição entre o período clássico e o início do período romântico e por isso assume lugar de destaque na história da música.  Como um dos objetivos principais era que a atividade fosse também uma oportunidade de aprendizagem, uma representante da OSB explicou para os estudantes o que era uma sinfonia e contou a história do autor (Bethoven) e suas obras, na sede do MetrôRio.

No dia da apresentação, a execução do Hino Nacional pela OSB Jovem foi seguida da apresentação de Heroica (Sinfonia nº 3 em Mi Bemol Maior, Op. 55). A orquestra foi regida pelo Maestro Leandro Carvalho, que explicou os motivos pelos quais a música foi feita. Aqueles que estudam sobre a história de Beethoven comentam que a obra teria sido uma homenagem ao primeiro cônsul francês Napoleão Bonaparte.

Entre os estudantes convidados para participarem da apresentação estiveram presentes os que concorreram ao Festival Estudantil de Música das Escolas Municipais (FECEM), como Gabriel Terto, músico de clarineta, que se emocionou com a apresentação. Apesar de gostar muito de música clássica era a primeira vez que ia ao Theatro Municipal e a primeira vez que assistia a OSB Jovem.

Meu maior sonho era assistir a uma apresentação da OSB Jovem, me imagino lá, apesar de parecer um sonho grande e quem sabe distante, mas só de estar aqui, me sinto realizado. Nunca esquecerei esse dia e se um dia eu participar de algum concerto  no Theatro, quero que quem me incentivou a estar aqui esteja na primeira fileira, ressaltou Gabriel. Sua irmã, a estudante Gabrielle Terto estava bastante emocionada também, não só por conhecer pela primeira vez o Theatro Municipal, mas, por perceber a alegria de seu irmão: “Ele vai tocar lá em cima um dia e eu vou estar aqui chorando de alegria por ele, você vai ver. Ele não se aguenta de tanta felicidade.... eu também nunca havia entrado aqui e jamais me esquecerei... estou muito feliz!”.

Ao final do espetáculo, os estudantes conversaram com os músicos, tiraram fotografias, obtiveram autógrafos e alguns conversaram sobre como poderiam um dia fazer parte da OSB. Oportunidades como essas despertam sonhos, desejos e potenciais que às vezes nem mesmo os estudantes sabiam que alimentavam. Para o Bairro Educador isso é muito gratificante e uma confirmação de que é preciso de fato alimentar grandes sonhos na juventude para melhorar a qualidade da educação.
Por Déborah Sobrino e Adriano Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário