A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Cine Clube promove debate entre estudantes

Na terça-feira, dia 25 de setembro, houve mais uma sessão do cine clube, atividade que acontece uma vez por mês na sala de leitura, envolvendo todas as turmas da Escola Municipal Jornalista Brito Broca, BE Borel.

Segundo a professora responsável pela organização das sessões, o Cine Clube está integrado às outras atividades da sala de leitura sendo uma ação diferente das demais. “É entretenimento, mas também é debate. Através dos filmes podemos ter uma interpretação da vida", comentou a professora.


O Bairro Educador além de apoiar esta iniciativa também participa da atividade propondo debates no final de cada filme.

Os filmes exibidos foram: “O Lobisomem e o Coronel”, uma animação brasileira que retrata um violeiro cego dedilhando um repente e contando uma história passada na fazenda de um rico coronel da região e “Aquarela”, animação infantil e musical com trilha homônima de Toquinho, Vinicius, Morra e Fabrizio, que faz uma metáfora entre a vida, do nascimento à morte, e uma pintura de aquarela que, com o tempo, descolore. 


Os estudantes também assistiram aos filmes: “Velha história”, animação baseada no poema de Mário Quintana e o “Xadrez das Cores”, uma comédia de ficção que conta a histórias de uma mulher negra de quarenta anos, que vai trabalhar para uma idosa de 80 anos, viúva e sem filhos, extremamente racista. 

Ao término das sessões, os estudantes interagiram opinando sobre os temas abordados em cada filme, que trabalhou os conteúdos pedagógicos das disciplinas, utilizando os seguintes temas: meio ambiente, psicologia, cultura, cidadania, discriminação e preconceito racial. As obras estão disponíveis no site:  http://portacurtas.org.br/ .

Por Eliza Morenno

Nenhum comentário:

Postar um comentário