A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Poesia que ensina valores e apoia alfabetização e letramento

O Bairro Educador Maré promoveu a primeira oficina de poesia no CIEP Ministro Gustavo Capanema, com a turma de 3º ano da Débora Tavares, pertence ao projeto Nenhuma Criança a Menos. A atividade que ocorreu no dia 9 de setembro foi pensada para trabalhar a poesia ligada a um tema pedagógico desenvolvido pela turma: “os valores humanos”.

A oficina de poesia propôs um aprendizado sobre gêneros poéticos em formas de poesias que levou os estudantes a reflexão sobre as relações interpessoais, esse é um dos passos da atividade. Após a mediação de leitura de alguns poemas os estudantes discutiram sobre o assunto tratado.

Na oficina os estudantes aprenderam sobre a poesia Dadaísta e construíram sua própria poesia.  O processo da poesia Dadá foi muito simples: os estudantes escolhiam e recortavam de revistas palavras que gostassem depois as colocavam em um saco e retiravam-nas colocando nas formas aleatórias em que saiam e assim formavam os versos.

Além da ampliação do conhecimento geral de modo divertido, a atividade incentivou os estudantes à pratica da leitura e da decodificação da escrita, trabalhando a alfabetização e o letramento.

Dando continuidade a este trabalho, no dia 22 de outubro, foi desenvolvida uma introdução à poesia de Cordel. Os estudantes participaram de uma roda de histórias na qual se tornaram os contadores e foram introduzidos neste gênero literário que será trabalhado na próxima oficina.

Por Marcia Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário