A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Estudantes participam de encontros sobre igualdade racial

Durante os meses de agosto e setembro a Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão, em articulação com o BE Vidigal, vem desenvolvendo o Cine-Pipoca Igualdade Racial com os estudantes do 4º ano da unidade escolar. Estas atividades constituem a Trilha “Encontros sobre Igualdade Racial” que foi idealizada em parceria com Associação de Mulheres De Ação e Reação (A.M.A.R).  Está sendo trabalhado com os estudantes vídeos que tratam de temas como respeito, igualdade, cultura negra, grande líderes negros, entre outros,  todos cedidos pela Superintendência de Promoção da Igualdade Racial. Estas atividades são seguidas de debates a cerca dos conteúdos abordados nos vídeos. 


A primeira atividade da trilha foi com a parceira Aline Fernandes da A.M.A.R, que intercalou a exibição de vídeos com dinâmicas e esclarecimentos sobre a importância da cultura negra nos dias atuais, reforçando assim a igualdade entre as pessoas, independente da cor da pele.



Durante a segunda atividade, realizada no dia 14 de setembro, foi trabalhada a temática do filme “O Contador de Histórias”, seguido de uma roda de conversas sobre como o fato do protagonista ser negro influenciou em sua trajetória. Esta discussão possibilitou a abordagem de diversos outros temas como as diferenças nas oportunidades entre negros, e brancos e os avanços na igualdade de direitos.



Na terceira atividade, realizada no dia 17 de setembro, foi feita  uma avaliação inicial do trabalho, onde os estudantes expuseram ao grupo os conteúdos aprendidos e, em seguida, fizeram redações e ilustrações sobre os temas em questão. Os principais conteúdos relatados foram a “Abolição da Escravidão Negra” e “Igualdade entre os seres humanos, independente da cor da pele”.


Esta atividade colabora com a implantação da Lei 10.639, lei que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todos os estabelecimentos de ensino da educação básica. Neste sentido, o trabalho também visa colaborar para um ambiente escolar onde prevaleça o respeito, a igualdade e a superação dos preconceitos tendo em vista contribuir para a educação de seres humanos mais tolerantes.

Por Amanda Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário