A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Culminância celebra cultura negra no Vidigal


Durante os meses de agosto e setembro, o Bairro Educador desenvolveu a trilha educativa “Encontros sobre Igualdade Racial” da Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão (BE Vidigal), com os estudantes da turma 1402 . No dia 28 de Setembro, ocorreu a culminância que contou com atividades da trilha educativa, no Centro Cultural do Vidigal. Além disso, foi realizada uma festa para celebrar a cultura negra e foi ressaltado combate ao preconceito racial.


A atividade foi composta por um resgate à cultura africana, realizado pela professora Zélia Costa e a gestora Amanda Santos que apresentaram os conteúdos estudados durante os encontros, e em seguida foram realizadas oficinas de expressão corporal, jongo e capoeira, todas remetendo a cultura negra e a igualdade racial.


A realização desta trilha educativa proporcionou um espaço de reflexão e exercício da cidadania que contribuíram efetivamente para um ambiente escolar mais tolerante com incentivo ao respeito. Professores e familiares relataram que os estudantes vêm multiplicando ações de combate ao preconceito racial na escola e em casa.


Por Amanda Santos

Um comentário:

  1. Essa turma é especial!!! Vamos continuar a trabalhar para que o preconceito acabe e o respeito impere!!! Obrigada, Amanda!
    Valeu, 1402!!! Beijos para todos vocês.

    ResponderExcluir