A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Gincana Histórica da Presidente Roosevelt

Dia 20 de setembro, no auditório da Escola Municipal Presidente Roosevelt, BE Realengo, houve o “Quiz Rondon” sobre a Exposição Rondon com a participação dos alunos de 6º ao 9º Ano e do Acelera. O “Quiz” é uma forma lúdica de abordar conhecimento mediante perguntas e respostas.


Em parceria com o Bairro Educador a Exposição Rondon integra o Projeto Memória de iniciativa da Fundação Banco do Brasil. Tem a missão de resgatar, difundir e preservar a memória cultural do país por meio de homenagens a personalidades que contribuíram para a transformação social e a construção da cultura brasileira.


Divididos em equipes as turmas respondiam as perguntas sobre a exposição com mediação da professora de história, Renata Telha. As perguntas foram elaboradas com a participação dos professores e baseadas exclusivamente a partir dos painéis do acervo histórico.


A equipe que respondesse corretamente ganhava os pontos que aumentavam à medida que passavam pelas etapas, mas quando erravam, os pontos eram passados para as outras equipes. Com isso, proporcionamos que os alunos estimulassem a concentração, a paciência e principalmente o reconhecimento da necessidade do trabalho em equipe.

O Quiz Rondon teve banca examinadora composta por professores que validavam as pontuações, faziam a contagem dos pontos e no final avaliaram os cartazes sobre a Expedição Rondon que foram criados pelos estudantes.


As turmas vencedoras, uma do turno da manhã e outra da tarde, receberam como prêmio a ida ao Museu de Telecomunicações da Oi Futuro. A visita foi um desdobramento da atividade, pois o Marechal Rondon pertenceu e chefiou a construção das linhas telegráficas, um dos principais meios de comunicação da sua época.

Por Carmem Rosane

Nenhum comentário:

Postar um comentário