A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Estudantes de Vigário Geral conhecendo espaço democrático


No dia 13 de setembro, estudantes da Escola Municipal República do Líbano, BE Vigário Geral, participou da visita orientada a Exposição Permanente da ALERJ - Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Foi a primeira atividade externa proposta pelo Bairro Educador articulada com o trabalho que vem sendo desenvolvido junto ao grêmio estudantil. Contando com a parceria da professora de História, Alice Maria Miranda Coelho. A professora observou que essa atividade é mais uma oportunidade dos estudantes vivenciarem os conteúdos já trabalhados em sala de aula, a visita também teve como objetivo melhorar a formação política dos estudantes.


Os estudantes foram recepcionados pelos monitores da exposição, lancharam, foram guiados à visita, com a turma já dividida em 2 grupos, seguiram pelo Palácio acompanhando toda história política do Brasil e do Rio Janeiro. Foram apresentados aos arquivos históricos de distintas épocas do país, gravuras, fotos, quadros com histórias e interessantes relatos. Os estudantes demonstraram interesse participando com perguntas e respondendo a todas as indagações feitas pela monitoria.



A sala de plenário, onde os parlamentares se reúnem para votação de leis e emendas, com sua cúpula de desenhos, afrescos e vitrais, também foi apresentada aos alunos. Sentados, ouviram a monitoria explicar como nascem as leis, como funcionam as comissões que estudam e discutem essas leis e como funciona a tramitação até a lei ser aprovada. Os integrantes do grêmio puderam compreender a importância do movimento estudantil nesse contexto.

Por fim visitaram uma sala com a exposição: "Um Corpo Limitado, um olhar sem Limites", coordenada pelo artista plástico Manoelzinho di Xerém, que estava presente e quando soube que o grupo que visitava a exposição era de Vigário Geral solicitou a gestora de projetos Andréa Tubbs um momento para falar aos estudantes. Os alunos se reuniram em roda e Manoelzinho contou que no passado foi detento e que, atualmente, como funcionário da Secretaria de Administração Penitenciária desenvolve oficinas de artes com os internos. Alguns quadros ali expostos foram pintados pelos estudantes dessas oficinas e outros pelo próprio Manoelzinho. O artista contou que foi por meio da pintura e da música que sua vida se transformou. Finalizou falando aos estudantes da alegria de vê-los ali, adquirindo conhecimento, apropriando-se de espaços democráticos como a ALERJ e também da importância de estudar e superar os desafios.

Por Andréa Tubbs



Nenhum comentário:

Postar um comentário