A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Trilhando caminhos no Alemão

Nesta quinta-feira, 13 de setembro, estudantes da Escola Municipal Nereu Sampaio, unidade escolar integrante do BE Complexo do Alemão, participaram da “Caminhada Ecológica pela Serra da Misericórdia”, uma atividade relacionada com os conteúdos curriculares de ciências. A ação resultará em trabalhos para a "Feira de Ciências: Cientistas do Alemão". O passeio incluiu a subida de teleférico até o início da trilha, no Morro do Alemão, com apoio da parceira Dercy Costa, do setor de Comunicação da Supervia.



Todo o percurso foi conduzido pelos gestores de projeto Bruno Aguiar e Rivânia Lima, da equipe do Bairro Educador Complexo do Alemão e as parceiras do Projeto Mutirão de Reflorestamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Adair Aguiar, fotógrafo e jornalista da cooperativa “Eu Quero Liberdade”, que coordenou o Projeto Eco Periferia, de educação ambiental e sustentabilidade, registrou o primeiro contato dos estudantes com a Serra da Misericórdia.


Durante o passeio os estudantes apreciaram a paisagem e identificaram claramente os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, principalmente os que se referem às temáticas trabalhadas este semestre, como por exemplo, os animais invertebrados, no caso do 7º ano, e do corpo humano, no caso do 8º ano. Parte destes conteúdos foram relembrados pela professora de ciências, Christina Monteiro, que deu uma aula sobre a vida da cigarra, unindo teoria e prática, tendo durante toda a caminhada o apoio da estagiária Amanda Mendes.


Também estiveram no passeio os estudantes que participam do Programa Mais Educação, acompanhados pelas educadoras Jandyra Gomes e Caroline Gomes com o apoio de uma voluntária da escola. Os estudantes acharam surpreendente a oportunidade de viajar de teleférico e conhecer este espaço que apesar de ser próximo ao local onde moram, é acessado por poucos. “Estou muito feliz de estar aqui, é minha primeira vez andando de Teleférico”, diz o estudante João Victor da Conceição, da turma 1703.



O Bairro Educador agradece a todos os parceiros que colaboraram para o sucesso desta atividade, que contribuiu para a ampliação do universo de conhecimento dos estudantes e para estreitar a relação dos mesmos com o local onde vivem, auxiliando assim na valorização da identidade local. A equipe agradece também a Cooperativa Eu Quero Liberdade (Projeto Eco Periferia), Secretaria de Meio Ambiente, Supervia e todos os educadores.

Por Bruno Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário