A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Mutirão de Limpeza com apoio do Grupo Chegando de Surpresa


A Escola Municipal Josué de Castro, integrante do Projeto Bairro Educador Manguinhos, realizou o seu Mutirão de Limpeza no dia 28 de setembro. Esta ação é um desdobramento do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola que trata sobre a sustentabilidade e preservação ambiental, vendo nesta atividade uma forma de educar os estudantes para a melhor conservação do próprio ambiente. O Mutirão envolveu toda a unidade escolar e ainda contou com a participação especial do grupo Chegando de Surpresa da Comlurb, uma parceria entre o Projeto Bairro Educador, a UNICOM (Universidade da Comlurb) e a Comlurb.




Durante o evento os estudantes puderam repetir várias vezes o lema da campanha, “Lugar de Lixo é na Lixeira” e assim reforçaram o conteúdo já trabalhado em sala de aula. A atividade ainda contou com duas caminhadas contra o lixo, uma externa e outra interna, onde os estudantes deram suas colaborações ao recolherem os lixos encontrados no pátio e no muro frontal da unidade.


O grupo Chegando de Surpresa trabalha a conscientização por meio da utilização de letras temáticas cantadas em ritmo de samba, o que torna a atividade ainda mais atrativa para os participantes, especialmente por se tratar de um ritmo da cultura brasileira. Somado a isto ainda houve a  presença do “Super Gari”, um elemento lúdico que durante a apresentação busca através da dança envolver os participante e chamar a atenção para o tema trabalhado.


Os professores puderam transmitir seu recado para os estudantes durante o evento e ainda interagiram com os mesmos em grandes rodas de ciranda, especialmente no ato da execução da música Cidade Maravilhosa, ponto alto da apresentação. Os garis que trabalham na limpeza do espaço escolar foram homenageados e também tiveram seu momento de fala e reconhecimento de esforços, o que visa estreitar e qualificar o relacionamento com estes. Houve também a participação do Programa Saúde na Escola – PSE. Esta ação trouxe múltiplos elementos lúdicos e conceituais trabalhados conjuntamente, relacionando o conteúdo trabalhado em sala de aula com o mutirão.



Outra ação sobre a temática do lixo está sendo pensada e buscará alcançar ainda maior impacto no ambiente escolar e seu entorno. A equipe do Bairro Educador  agradece a Comlurbpor ceder o transporte e a UNICOM pelo Grupo Chegando de Surpresa que proporcionou nesta ação um momento inesquecível e impactante para a vida da comunidade escolar.

Por Leonardo de Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário