A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cidade de Deus descobrindo Villa Lobos


O Projeto Brasil de Tuhu – Concertos Interativos - através do Quarteto Radamés Gnatalli, visitou no último dia 12 de setembro, o CIEP Luiz Carlos Prestes, integrante do Bairro Educador Cidade de Deus, onde se apresentou para aproximadamente 200 pessoas entre estudantes, professores e responsáveis. Os estudantes conheceram um pouco mais da história do Maestro Heitor Villa Lobos, o Tuhu, e tiveram contato com instrumentos musicais como clave, violino e violoncelo.


Durante a apresentação o quarteto interagia constantemente com os estudantes, convidando-os a participar da apresentação, seja acompanhando com canto, dança ou marcação de ritmo usando instrumentos simples de percussão.



Para Arthur Nascimento de Araújo, oito anos, participar de um evento de música clássica foi uma sensação única. “Eu não conhecia esse tipo de música. Foi muito bom tocar um instrumento diferente, cantar com os músicos. Vou procurar saber mais sobre esse tipo de música”, afirmou.

Arthur Nascimento de Araújo, tocando com o quarteto
Conforme as apresentações aconteciam, os estudantes passavam a prestar mais atenção no espetáculo, o que chamou atenção de um dos integrantes da banda. “Foi surpreendente a apresentação nesta escola. Pela idade dos alunos, achamos que seria difícil ter silêncio, uma maior concentração deles, mas eles participaram ativamente de uma apresentação de música instrumental”, disse Hugo Pilger, violoncelista.
Quarteto Gnatalli
 Ainda segundo Hugo, o mais importante em eventos como esses, é sensibilizar os alunos com música clássica. “para nós, é muito legal saber que existe sensibilização nessas crianças. Que uma parte dos que estão aqui irá chegar em casa e procurar saber mais sobre música clássica, que despertamos essa curiosidade nos estudantes. Isso não tem preço”, finalizou. Ao fim do evento o coral da escola fez uma apresentação para o quarteto como forma de agradecimento.
Coral da escola cantando para os músicos


 O Quarteto é formado por Carla Rincón e Andréia Carizzi nos violinos, Fernando Thebaldi na viola e Hugo Pilger no violoncelo. O Bairro Educador e a direção do CIEP Luiz Carlos Prestes agradecem aos integrantes do quarteto por proporcionarem uma manhã diferente para os pequenos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário