A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Um baú de contos, cantos e muitas histórias


Nesta terça-feira, 11 de setembro, a Escola Municipal Professor Mourão Filho em articulação com o Bairro Educador Complexo do Alemão, levou o grupo de contação de história “O Baú da Cultura Popular”, para os estudantes da unidade escolar. A atividade apresentou para os estudantes histórias cantadas e contadas, típicas do folclore brasileiro, atendendo a 701 estudantes desta escola e outros 82 da Escola Municipal Jardim Guadalajara, que está funcionando provisoriamente em espaço cedido pela Professor Mourão Filho.



Esta atividade proporcionou integração entre as unidades de ensino e a possibilidade dos estudantes ampliarem seu universo criativo, interagindo com as histórias e cantos populares. Isso proporcionou, além de uma ampliação dos conhecimentos dos estudantes sobre a cultura popular brasileira, um momento para os professores relembrarem cantigas, lendas e histórias do folclore brasileiro, mostrando novas alternativas de se aplicar este conteúdo, além de reforçar a importância destas ações para o cotidiano dos estudantes.



O espetáculo foi apresentado por Silvia Ferraz (contadora de histórias e pedagoga) e o músico Marcelo Peregrino, ambos do grupo de contadores de histórias “Baú Que Conta e Canta”. Silvia, com a arte de contar histórias, conseguiu atrair a atenção dos estudantes e Marcelo, cantando e tocando instrumentos para dar mais vida às histórias, tornando as histórias cantadas.


O Bairro Educador agradece ao SESC Ramos por mais uma oportunidade educativa e cultural ofertada aos estudantes das unidades escolares integrantes do Bairro Educador Complexo do Alemão.


Por Bruno Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário