A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


domingo, 30 de setembro de 2012

Trilha Educativa integra as Escolas do BE Caju


O CIEP Henfil e a Escola Municipal Professora Laura-Sylvia Mendes Pereira unidades integrantes do BE Caju, desenvolveram a trilha educativa do “Eu”, durante os meses de setembro e outubro. A proposta surgiu a partir do depoimento de estudantes que não gostariam de estudar no “Brizolão”. O objetivo da trilha é promover a integração entre os estudantes de ambas as escolas, utilizando uma abordagem pedagógica lúdica,  desenvolvendo um canal de comunicação entre as turmas da Educação Infantil.




A proposta surgiu no fim do mês de março, após conversa com as professoras da Educação Infantil de ambas as Escolas. Após reuniões de planejamento com diretoras, coordenação pedagógica e professores das unidades envolvidas, foi dado o início para a elaboração de ações estratégicas que trabalham com a identidade dos estudantes, a relação com o território, a importância do nascimento, os direitos, a noção de pertencimento ao núcleo familiar e ao núcleo escolar e a desconstrução negativa do CIEP Henfil.


Os estudantes da Escola Municipal Profª Laura-Sylvia Mendes Pereira podem ser encaminhados no próximo ano à outra unidade escolar, tendo como opções de mudança o CIEP Henfil e a Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas. A preferência dos responsáveis e das próprias crianças é ingressar na Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas, mas quando isso não acontece há o receio de ingressar no “Brizolão”. Aqui começa a história da Trilha do Eu....


Os encontros semanais acontecem simultaneamente entre as escolas. A proposta da próxima atividade é que os estudantes das unidades escolares envolvidas troquem cartas entre si, falando sobre o dia a dia na escola. 



A trilha do Eu é uma ação proposta pelo BE Caju, que tem como autoria os professores e conta com a participação dos parceiros. Todas as parcerias atuaram em corresponsabilidade, como por exemplo, a ESPOCC – Escola Popular de Comunicação Crítica, representada por Thiago Diniz responsável pela doação dos três bolos para as unidades escolares; João Batista Henrique – JB “o contador de histórias da Maré”; a Cooperativa de Pescadores do Caju - COOPESCAJU com as histórias dos pescadores; Petrobrás e Engenharia Galvão com a realização do Cine Br.


A atividade planejada para aplicação do Marco 0 (primeira atividade de uma culminância) e  para o Marco Um foi a dinâmica do espelho. O foco é perceber a relação da criança com a imagem refletida no espelho, com ênfase nas narrativas expostas. No Marco 0 alguns estudantes ficaram indiferentes com o próprio reflexo, todos falavam somente o nome e a idade. Já no Marco 1, além da apresentação do nome e da idade, contaram suas histórias na frente da turma, enfatizando os sonhos, as brincadeiras preferidas, os membros da família e o lugar preferido do bairro onde moram.



A trilha educativa “Eu” aproxima estudantes e famílias que convivem no mesmo bairro, em ambientes bastante diferenciados. A culminância da trilha propicia o fortalecimento entre as  famílias e as escolas.


Por Marcelly Pereira


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