O CIEP Henfil e a Escola Municipal
Professora Laura-Sylvia Mendes Pereira unidades integrantes do BE Caju,
desenvolveram a trilha educativa do “Eu”, durante os meses de
setembro e outubro. A proposta surgiu a partir do depoimento de estudantes que
não gostariam de estudar no “Brizolão”. O objetivo da trilha é promover a
integração entre os estudantes de ambas as escolas, utilizando uma abordagem
pedagógica lúdica, desenvolvendo um canal de comunicação entre as turmas
da Educação Infantil.
A proposta surgiu no fim do mês de
março, após conversa com as professoras da Educação Infantil de ambas as
Escolas. Após reuniões de planejamento com diretoras, coordenação pedagógica e
professores das unidades envolvidas, foi dado o início para a elaboração de
ações estratégicas que trabalham com a identidade dos estudantes, a relação com
o território, a importância do nascimento, os direitos, a noção de
pertencimento ao núcleo familiar e ao núcleo escolar e a desconstrução negativa
do CIEP Henfil.
Os estudantes da
Escola Municipal Profª Laura-Sylvia Mendes Pereira podem ser encaminhados no
próximo ano à outra unidade escolar, tendo como opções de mudança o CIEP Henfil
e a Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas. A preferência dos responsáveis
e das próprias crianças é ingressar na Escola Municipal Marechal Espiridião
Rosas, mas quando isso não acontece há o receio de ingressar no “Brizolão”.
Aqui começa a história da Trilha do Eu....
Os encontros semanais acontecem
simultaneamente entre as escolas. A proposta da próxima atividade é que os
estudantes das unidades escolares envolvidas troquem cartas entre si, falando
sobre o dia a dia na escola.
A trilha do Eu é uma ação proposta pelo BE Caju, que tem
como autoria os professores e conta com a participação dos parceiros. Todas as
parcerias atuaram em corresponsabilidade, como por exemplo, a ESPOCC – Escola
Popular de Comunicação Crítica, representada por Thiago Diniz responsável pela
doação dos três bolos para as unidades escolares; João Batista Henrique – JB “o
contador de histórias da Maré”; a Cooperativa de Pescadores do Caju -
COOPESCAJU com as histórias dos pescadores; Petrobrás e Engenharia Galvão com a
realização do Cine Br.
A atividade planejada para aplicação do
Marco 0 (primeira atividade de uma culminância) e para o Marco Um foi a
dinâmica do espelho. O foco é perceber a relação da criança com a imagem
refletida no espelho, com ênfase nas narrativas expostas. No Marco 0 alguns
estudantes ficaram indiferentes com o próprio reflexo, todos falavam somente o
nome e a idade. Já no Marco 1, além da apresentação do nome e da idade,
contaram suas histórias na frente da turma, enfatizando os sonhos, as
brincadeiras preferidas, os membros da família e o lugar preferido do bairro
onde moram.
A trilha educativa “Eu” aproxima
estudantes e famílias que convivem no mesmo bairro, em ambientes bastante
diferenciados. A culminância da trilha propicia o fortalecimento entre as famílias e as escolas.
Por Marcelly Pereira
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