A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Estudantes vistam o Museu de Astronomia

No dia 06 de setembro, os estudantes da Escola Municipal Leonor Coelho Pereira, BE Penha, visitaram o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), atividade proposta pelo Bairro Educador em consonância com a direção escolar. Criado em 1985, o MAST é hoje um centro de referência para pesquisas em história e educação da ciência. Este organiza congressos e seminários, publica livros e produz bases de dados, como a Bibliografia Brasileira de História da Ciência. 

Estudantes da Escola Municipal Leonor Coelho Pereira com a professora

A turma 1501 visitou a exposição Olhar o Céu, Medir a Terra, na qual o público é convidado a conhecer aspectos do papel da ciência na definição territorial do Brasil. A mostra reúne instrumentos científicos de medição do tempo e do espaço que fazem parte do acervo da instituição, em sua maioria peças originais do século XIX e que pertenceram ao Imperial Observatório, hoje Observatório Nacional.

Um pouco da História do Museu


Os estudantes elogiaram as exposições e o acervo do museu. A possibilidade de ver e tocar em alguns instrumentos científicos e se divertir com os jogos educativos nas áreas de tecnologia, provocou a busca dos adolescentes pelo conhecimento. A troca de informações e a interação com os guias do museu foi bastante proveitosa e facilitou o processo de ensino e aprendizagem.

Exposição fixa "O sistema solar"

Poder conhecer outras realidades e visualizar a teoria com a prática são formas mais eficazes de propiciar aos estudantes um caminho para o conhecimento. Nas atividades em que os estudantes saem da sala de aula, para se apropriar do bairro ou da cidade, eles se deparam com outros espaços sempre eficazes na busca plena pelo saber.


Por Maristela Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário