A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cientistas do Alemão pensam em desenvolvimento sustentável


No dia 21 de setembro a Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti, sediou a Feira de Ciências “Cientistas do Alemão”, recebendo todas as escolas do Bairro Educador Complexo do Alemão. O tema da Feira de Ciências foi o mesmo da conferência das Nações Unidas Rio +20: economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza. O objetivo foi analisar e propor ações para reduzir, mitigar ou compensar os impactos ambientais e sociais gerados pelo homem. Todos os trabalhos apresentados foram elaborados a partir de experiências do projeto SANGARI.

Escola Municipal Professor Affonso Várzea

A Escola anfitriã, José Aparecido do Prado Sarti exibiu uma maquete que mostrava o processo de tratamento de água e exibiu, através de desenhos e experiências, a melhor forma de instalar a caixa d’água, com relação à saúde, segurança e conforto da população.
Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti

A Escola Municipal Nereu Sampaio apresentou dicas para diminuir a poluição do solo, economizar água e energia elétrica e também apresentou um vídeo com fotos e descobertas feitas no passeio de teleférico e na caminhada pela Serra da Misericórdia. Foram apresentados os conceitos de Ciências que puderam identificar claramente na caminhada, como as diferenças entre insetos e aracnídeos e as características de espécies vegetais, além de terem falado do respeito e dos cuidados com o meio ambiente. Durante a apresentação no auditório, os estudantes da E.M Nereu Sampaio responderam as perguntas de colegas de outras escolas.

A Escola Municipal Professor Afonso Várzea apresentou o trabalho construído com base na aula-passeio à Estação de Tratamento de Água do Rio Guandu. A Escola Municipal Professor Mourão Filho apresentou a reprodução em maquete de vulcões para explicar a Teoria da Evolução de Charles Darwin e a manipulação de fósseis.

A Escola Municipal Professora Vera Saback Sampaio mostrou o processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, em adubo: compostagem.

A Escola Municipal Rubens Berardo expôs o trabalho “De onde vêm os materiais”, que faz parte da aula 12 do módulo II do 3º ano do Projeto Cientistas do Amanhã. Os estudantes puderam investiga a origem das matérias primas dos produtos que conheciam.

Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti

A Escola Municipal Olavo Josino de Salles, convidada pela diretora da Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti, Regina Correia, apresentou uma pesquisa sobre a evolução do Complexo do Alemão e um estudo sobre a Serra da Misericórdia. O trabalho foi elaborado com base em relatos dos moradores mais antigos e observações da comunidade.

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Lucia Maria Batista de Albuquerque apresentou brinquedos construídos pelas crianças utilizando materiais reciclados.
EDI Lucia Maria Batista Albuquerque

Esta iniciativa, que surgiu das escolas participantes do BE Complexo do Alemão, contou com a parceria do Bairro Educador (BE) e do Instituto Sangari e contribuiu para a integração das escolas do bairro e adjacências na socialização do conteúdo aprendido nas aulas de Ciências.


Por Rivania Lima e Bruno Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário