A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Maratona contra o bullying


A Escola Municipal Lúcio de Mendonça, BE Anchieta, durante o segundo semestre letivo, vem recebendo uma série de atividades que visam melhorar o relacionamento com a comunidade escolar.

As atividades têm por objetivo diminuir todas as formas de violência, principalmente dentro da unidade escolar. A proposta surgiu da demanda da coordenação da escola e de representantes do CEC. Até o momento, foram realizadas três atividades com o 3º e com o 4º ano de ambos os turnos.


A primeira atividade foi realizada, no dia 28 de agosto pela gestora de projetos local, com o material educativo da FIRJAN que conta com um vídeo e com um jogo denominado “BULLYING: e se fosse com você?”. Nesta ocasião, foi discutido o conceito de bullying com a turma do 4° ano, que reconheceu a prática da violência e a exemplificaram nos atos de “xingar, bater, excluir, implicar, fofocar, entre outros”. Foi esclarecido que para ser considerado bullying a ação precisa ocorrer várias vezes contra a mesma pessoa ou o mesmo grupo.

No dia 05 de setembro, a mesma turma recebeu a visita do professor Neemias Mesculin (da Escola Municipal Mario Piragibe, BE Anchieta), que debateu “O respeito às diferenças”. O parceiro pontuou a necessidade de desconstruir preconceitos e procurar conhecer o outro, respeitando-o em sua diferença. Ainda nesse encontro, foram apresentadas formas de sair de uma situação de violência como, por exemplo, o afastamento do agressor e a busca de ajuda para resolução não violenta de conflitos com colegas, professores e familiares.


Em 18 de setembro, as turmas do 3° ano, receberam as representantes da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da 31ª OAB-Bangu, quando a estudante de direito Bianca Santos apresentou o projeto “Bullying Não é Brincadeira” onde mostrou o perfil do agressor, da vítima e da plateia. Ao final da palestra, foi exibido o vídeo que aponta algumas das consequências na vida de uma pessoa que sofre bullying, a fim de sensibilizar os alunos para uma mudança de comportamento.

Agradecemos aos parceiros envolvidos e aguardamos o retorno dos mesmos, inclusive para atividades que envolvam os responsáveis. Também aguardamos a vinda do parceiro SESC de São João de Meriti que realizará em novembro o projeto integrado “Deletando Bullying” que realizará uma peça e uma palestra sobre o tema. A proposta é alcançar a maior parcela possível da escola.
Por: Fernanda Aguiar



Nenhum comentário:

Postar um comentário