A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Resignificando as Orientações Curriculares da Educação Infantil


Aconteceu no dia 24 de setembro a reapresentação da peça teatral dos estudantes da Escola Municipal Hermenegildo de Barros, BE Engenho da Rainha. Ela foi realizada durante a culminância da Semana da Educação Infantil da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no CIEP Coronel Sarmento, em Inhaúma, onde compareceram responsáveis, alunos, professores e representantes de ambas unidades escolares.

Esta culminância teve como objetivo promover e valorizar a Educação Infantil, dando visibilidade às ações pedagógicas realizadas nas unidades escolares envolvendo atores do universo escolar, possibilitando a ampliação e a compreensão a respeito da educação integral.



O teatro intitulado “Orientações Curriculares da Educação Infantil”, realizado pela equipe da Escola Municipal Hermenegildo de Barros, teve como objetivo sintetizar e resignificar a leitura das “Orientações Curriculares” e foi apresentado de forma lúdica, destacando o processo de apropriação do conhecimento dentro de determinadas áreas de aprendizagem.


Esta iniciativa (após a apresentação na culminância da Semana da Educação Infantil) gerou elogios por parte da coordenadora da 3ª CRE, Maria do Amparo, que disse perceber não só a união da equipe, como também, as mudanças no perfil da escola. Outros, como as representantes da GED (Gerência de Educação) da GEI-SME (Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação Infantil) também parabenizaram a equipe pela apresentação teatral.


Após a apresentação a GEI-SME sugeriu à diretora Raquel Holanda a realização do Centro de Estudos para as GEDs de todas as CREs na unidade escolar. Ao término do encontro ocorreu a apresentação teatral para os participantes.

Para a realização deste feito a equipe, composta por 12 integrantes, organizou-se em duplas e que cada qual ficou responsável em demonstrar atividades que poderiam ser trabalhadas com as crianças, através de mímicas e expressões corporais. Foi confeccionada uma casa de papelão simbolizando a escola, onde todos os objetos necessários para ilustrar o aprendizado no cotidiano das crianças seriam retirados.


A primeira área do conhecimento apresentada foi Corpo em Movimento, depois Linguagem, Matemática, Ciências Sociais e Naturais, e por último, Linguagens Artísticas: Música e Artes Visuais. No final foi levantado um banner com uma frase do educador Paulo Freire: “Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos.”





Após a apresentação a coordenadora da GEI se emocionou muito ao dizer o quanto estava sendo importante ver algo que foi “produzido por elas (referindo-se as Orientações Curriculares) sair do papel.”

O resultado do empreendimento desta natureza só pode acontecer, quando há entendimento de que a soma de forças entre integrantes da unidade escolar e parceiros, podem e devem contribuir para um resultado positivo e qualitativo do ensino. A diretora Raquel Holanda ressaltou esta questão.

“ É preciso nir forças dentro da escola, pois aqui nós temos professores, agente auxiliar de creche, mães, estagiários, gari, equipe de direção e Bairro Educador...esta mistura de ideias só nos faz fortalecer como equipe e assim, teremos como resultado a produção de um trabalho significativo para as crianças....”.

O Bairro Educador faz parte desta equipe, que tem um compromisso com a valorização da educação e o respeito às diferenças estão presentes em todas as ações.


Por Marcia Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário