A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

As Fases do Projeto Brasil de Tuhu

O CIEP Maestro Francisco Mignone, integrante do BE Vila Cruzeiro, foi contemplado com o Projeto Brasil de Tuhu – Concertos Interativos com a apresentação do Quarteto Radamés Gnattali, no dia 19 de setembro. Antes da apresentação do quarteto,  houve a preparação em sala de aula das turmas 8601, 1401, 1402 e 1501. O principal objetivo da atividade foi “apresentar” o ritmo musical clássico aos estudantes. Os músicos apresentaram para as turmas canções clássicos do maestro Heitor Villa Lobos. Além disso, foram exibidos para os estudantes instrumentos como: violoncelo, violino e a viola, as notas musicais e as partituras. Para a maioria, tudo era novidade e as preferências musicais perpassavam com os ritmos mais populares como funk e pagode, mas, a música erudita aguçou a curiosidade dos estudantes.


O auditório da escola foi decorado com varais produzidos com os desenhos dos próprios estudantes.  Para muitos que estavam na plateia, aquela era uma oportunidade única de assistir ao vivo um concerto e poder interagir com os músicos. E o quarteto, por sua vez, contou a história de vida e falou sobre as obras do maestro Heitor Villa Lobos, conhecido como Tuhu.


Na última fase, as atividades contribuíram para a maior fixação da proposta inicial do Projeto que é a importância de trabalhar a música em sala de aula e os envolvidos tiveram que estimular o raciocínio lógico e a alfabetização para a execução da tarefa. Para finalizar foi elaborado um álbum com a produção dos estudantes, que elogiaram a apresentação e pediram que o quarteto voltasse outras vezes à escola.


Por Carla Sue Ellen

Nenhum comentário:

Postar um comentário