A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 3 de maio de 2013

Alfabetizando com Amor e Poesia


Cerca de 45 estudantes da Escola Municipal Cornélio Pena, BE Irajá, participaram no dia 3 de maio da oficina de letramento com poesias de Vinicius de Moraes, como ação da trilha educativa “De tudo ao meu amor serei atento”, construída em homenagem ao centenário do poeta e com base no Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, cujo tema no primeiro bimestre é o amor.


Esta atividade foi elaborada pela oficineira de português do Programa Mais Educação, Elenilda Grijó, juntamente com a gestora de projeto do Bairro Educador de Irajá, Fernanda Souza e com o apoio da educadora comunitária do Programa “Mais Educação”, Rosenilda Carvalho.

A oficina foi realizada no pátio da escola, no período do contraturno. Os estudantes do 3°, 4° e 5° ano, liam e interpretavam a poesia,“A formiga”, e respondiam as questões. Já os alunos do 1° e 2° ano, liam e identificavam as palavras chaves: “abelha, mel e céu”, no caça palavras da poesia “As Abelhas”. Além de colorir as ilustrações da figura do “poetinha”, e dos personagens, a abelha e a formiga. Ambas as poesias são obras do livro “A Arca de Noé” de Vinicius de Moraes, publicado em 1970 para o público infantil.


O uso da poesia no âmbito escolar contribuiu para o desenvolvimento oral e cognitivo dos estudantes, visto que ela promove a imaginação e a criatividade, que tem importância fundamental para o desenvolvimento dos estudantes. O uso da poesia é muito eficaz no ensino da gramática e da argumentação textual, facilitando assim o processo de alfabetização dos alunos.

O projeto Bairro Educador agradece a oficineira Elenilda Grijó, pela elaboração e execução da atividade e a educadora comunitária Rosenilda Carvalho pelo apoio.
Por Fernanda Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário