A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Os primeiros impactos após visita ao cemitério


A atividade de visitação de estudantes, professores e parceiros ao Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, completou um mês no dia 1º de maio. A ação é uma proposta do Bairro Educador Caju, na perspectiva da consolidação do território como um espaço educativo.



O Bairro Educador, a partir de um planejamento e construção conjunta entre escola e parceiro, integrou os saberes curriculares e populares, contribuindo na formação dos estudantes. Durante a visita, os estudantes foram estimulados a exercitarem a leitura, cidadania e  pesquisação.



A participação do Parque de Material Eletrônica da Aeronáutica - PAME, Clínica Municipal de Saúde Fernando Braga Lopes e do Programa Mais Educação potencializaram a utilização do cemitério e permitiu uma ampliação da rede de parceiros do BE. Além de trabalhar os conteúdos pedagógicos, também foram ressaltadas a utilização do local para geração de renda, melhor aproveitamento dos moradores e restauração do cemitério.


A inserção da Aeronáutica viabilizou o transporte dos estudantes e, em contra partida, a gestora de projeto do BE Caju, Marcelly Pereira, responsabilizou-se em sensibilizar e levar os estudantes do Segundo Turno Cultural ao cemitério. O Segundo Turno Cultural é um curso preparatório para os estudantes da rede municipal de educação, que atende a 100 beneficiários, em sua  maioria alunos das unidades de ensino do próprio bairro (Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas e Escola Municipal Professor Walter Carlos de Magalhães Fraenkel).


Na próxima sexta feira, dia 10 de maio, será realizada a culminância da trilha educativa “Ilustres Mortais”. 



Por Marcelly Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário