A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Cuidando de quem cuida - “Aqui o remédio é a palavra”


Quando os gestores do Bairro Educador, Fabiano Silva e Luiz Fernando Pinto chegaram na Escola Municipal Santa Francisca Xavier Cabrini no começo de janeiro, sugeriram um reunião com todos os professores e a direção, foi o ponta pé inicial. A reunião, que aconteceu no dia 06 de maio, além de produtiva  foi determinante para construir o projeto “Cuidando de quem cuida”, um projeto que visa um olhar diferenciado para os educadores que geralmente estão no papel de cuidadores e não de pessoas a serem cuidadas.


Logo na construção do projeto percebemos que não poderia faltar a Roda de Terapia Comunitária, apresentada pelos parceiros Maria Claudia e Luiz Fernando Sarmento.

A Terapia Comunitária, que é uma politica pública, trata-se de encontrar um grupo social de acolhimento. As vivências terapêuticas são baseadas em partilhar emoções. Muitas vezes, uma pessoa pode apoiar outra por ter vivenciado e encontrado solução para os mesmos problemas e pode também ser ajudado simultaneamente, uma vez que o problema do outro pode ser semelhante ao seu.  “Aqui o remédio é a palavra” (Adalberto Barreto).


É uma roda de promoção a saúde, de compartilhar experiências, de ser transformado. O Bairro Educador acredita que cuidar dos professores é de suma importância para o desenvolvimento do ensino nas unidades escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário