A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 3 de maio de 2013

II Reunião de formação do Fórum Gestor Clínica de Saúde da Família Sérgio Vieira de Melo


Foi realizada no dia 03 de maio na Clínica Sérgio Vieira de Melo, a partir das 14h, uma reunião com o objetivo de dar continuidade à constituição do Fórum Gestor Intersetorial (pensado, inicialmente, para as áreas de Santa Tereza, Centro/Lapa e Estácio, Catumbi, Cidade Nova e Rio Comprido).
A reunião foi iniciada com algumas ponderações a respeito da primeira reunião de composição deste Fórum, realizada no dia 20 de fevereiro de 2013.  Depois desta abertura, que serviu também para nivelar as informações com o Gestor de Projeto Hugo de Oliveira do Projeto Bairro Educador e administrador Flávio Portilho da III Região Administrativa, passou-se para as considerações referentes à continuidade dos trabalhos.

Pontuou-se que não houveram respostas para a enquete proposta, e que seria interessante avaliar esse problema, além do esvaziamento da primeira para a segunda reunião.
Alguns pontos foram citados como possíveis explicações. Em primeiro lugar, a dificuldade para lidar com a ferramenta utilizada (enquete Google), além disso, o grande número de entidades convidadas para a primeira reunião foi apontado como um dos elementos de dificuldade para o fortalecimento de princípios comuns ao grupo. A opção, feita na primeira reunião, de não chegar com uma proposta pronta também foi avaliada como com um dos possíveis motivos, talvez aumentasse a adesão já ter uma pauta pronta.

No entanto, o próprio esvaziamento da reunião foi pontuado como uma vantagem para a condução do diálogo e estabelecimento de metas comuns.



Decidiu-se como pontapé inicial trabalhar com a territorialização da Saúde, pela precisão de sua demarcação. Ficou mantida a proposta de compor um conselho menor, mas com contatos com um número maior de instituições para acionar em casos específicos.

Além disso, definiu-se como uma primeira atividade do Fórum Gestor uma reunião para pensar ações referentes ao tema da tuberculose, doença que tem tido um aumento importante de casos na região de Santa Teresa.


Por Maíra Acioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário