A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 27 de março de 2013

Alunos fazem passeio virtual ao bairro do Catumbi


Movidos pelo PPP - Projeto Político Pedagógico da escola – Identidade Catumbi – que visa o resgate cultural e valorização do bairro, o BE Catumbi, em parceria com o corpo docente da Escola Municipal Catumbi, representado pela coordenadora pedagógica Gisele Reigoto prepararam no dia 25 de março um passeio virtual pelo bairro, por meio da ferramenta Google Maps.



Auxiliados pelas professoras Sara Buas (sala de leitura) e a professora Jussara Olinev (artes cênicas) que vêm adaptando, desenvolvendo e produzindo conteúdos temáticos em suas aulas, os estudantes têm vivido um clima de estranheza e contentamento ao falar do bairro onde vivem. Desenhos sobre o bairro, fotografias antigas, acrósticos com a palavra Catumbi e entrevistas com os familiares sobre determinadas brincadeiras têm fomentado curiosidade e impulsionado os estudantes na busca por conhecer mais sobre o local onde estudam.



Para começar a trabalhar com os estudantes das turmas de 3º ano as questões ligadas ao bairro do Catumbi, foram feitos questionamentos sobre o que eles conheciam no bairro. A maioria citou alguns pontos do bairro como: “- a Igreja de Salette, a Apoteose, a escola, a chaminé, o cemitério, o Morro da Mineira - o campo e o bar do Expedito especificamente -, o Banco e por último o supermercado”.


Recolhidas as informações, foram aproximadas as imagens aéreas da praça que fica em frente ao cemitério. Eles identificaram imediatamente a primeira imagem da projeção, comentando que conheciam o local e que já haviam passado por ali.

O mapeamento também contou com a visualização no formato panorâmico, que mostrou também a frente da unidade escolar, onde os estudantes, rapidamente reconheceram a imagem e se indagaram, se havia uma câmera em tempo real na porta da escola. Foram percorridos outros locais listados, tendo como ponto principal da atividade a entrada da comunidade da Mineira, local onde grande parte dos estudantes moram.


Através desta atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de ver a própria comunidade com um outro olhar, a reconhecendo não como um local de más referencias, mas como um lugar de pertencimento.

A diretora, a coordenadora e as professoras foram unanimes nos comentários sobre a qualidade da atividade, e a importância da mesma para a formação de uma nova geração de moradores, principalmente, futuros admiradores do bairro. No final do passeio foram distribuídos bilhetes de autorização aos responsáveis para visita a outros locais na semana seguinte.

Por Hugo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário