Movidos pelo PPP - Projeto Político
Pedagógico da escola – Identidade Catumbi – que visa o resgate cultural e
valorização do bairro, o BE Catumbi, em parceria com o corpo docente da Escola
Municipal Catumbi, representado pela coordenadora pedagógica Gisele Reigoto
prepararam no dia 25 de março um passeio virtual pelo bairro, por meio da
ferramenta Google Maps.
Auxiliados pelas professoras Sara Buas
(sala de leitura) e a professora Jussara Olinev (artes cênicas) que vêm
adaptando, desenvolvendo e produzindo conteúdos temáticos em suas aulas, os
estudantes têm vivido um clima de estranheza e contentamento ao falar do bairro
onde vivem. Desenhos sobre o bairro, fotografias antigas, acrósticos com a
palavra Catumbi e entrevistas com os familiares sobre determinadas brincadeiras
têm fomentado curiosidade e impulsionado os estudantes na busca por conhecer
mais sobre o local onde estudam.
Para começar a trabalhar com os estudantes das turmas de 3º
ano as questões ligadas ao bairro do Catumbi, foram feitos questionamentos
sobre o que eles conheciam no bairro. A maioria citou alguns pontos do bairro
como: “- a Igreja de Salette, a Apoteose, a escola, a chaminé, o cemitério, o
Morro da Mineira - o campo e o bar do Expedito especificamente -, o Banco e por
último o supermercado”.
Recolhidas as informações, foram
aproximadas as imagens aéreas da praça que fica em frente ao cemitério. Eles
identificaram imediatamente a primeira imagem da projeção, comentando que
conheciam o local e que já haviam passado por ali.
O mapeamento também contou com a
visualização no formato panorâmico, que mostrou também a frente da unidade
escolar, onde os estudantes, rapidamente reconheceram a imagem e se indagaram,
se havia uma câmera em tempo real na porta da escola. Foram percorridos outros
locais listados, tendo como ponto principal da atividade a entrada da
comunidade da Mineira, local onde grande parte dos estudantes moram.
Através desta atividade, os estudantes
tiveram a oportunidade de ver a própria comunidade com um outro olhar, a
reconhecendo não como um local de más referencias, mas como um lugar de
pertencimento.
A diretora,
a coordenadora e as professoras foram unanimes nos comentários sobre a
qualidade da atividade, e a importância da mesma para a formação de uma nova
geração de moradores, principalmente, futuros admiradores do bairro. No final
do passeio foram distribuídos bilhetes de autorização aos responsáveis para
visita a outros locais na semana seguinte.
Por Hugo de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário