A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 18 de março de 2013

Coral português se apresenta para alunos


No dia 18 de março, o grupo “Meninos Cantores do Município de Trofa” se apresentou para os alunos da Escola Municipal Julia Lopes de Almeida, BE Santa Teresa, no Teatro Odylo Costa Filho, localizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. Em turnê, o grupo integra as comemorações do ano de Portugal no Brasil, celebrado de setembro de 2012 a junho de 2013, apresentando a obra “Amilcar, o consertador de búzios calados”, Mário João Alves, vencedor do concurso lusófono de Trofa (prêmio Matilde Rosa), estendido a todos os países de língua portuguesa.


A saída cultural foi organizada pelo Maestro Mario Assef e pela coordenadora pedagógica da unidade escolar, Fátima Moreira, auxiliados pelo gestor de projeto Victor Rocha e pela gestora de núcleo Kalina Honório.  A atividade teve como objetivo oferecer aos estudantes uma opção cultural diferenciada, alternativa à cultura de massa presente nas mídias e transmitiu também mensagens de motivação para os alunos que formam o coral da escola, ampliando suas pretensões artísticas perspectivas com relação à música.


No final da apresentação a maestra homenageou Mario Assef, a quem ela se referiu como “um querido amigo”, pouco antes de convidá-lo ao palco. Após a homenagem, os estudantes da Escola Municipal Julia Lopes se dirigiram ao camarim na tentativa de conhecerem de perto os cantores portugueses. O coral fez uma apresentação surpresa no camarim para os estudantes, os convidando para cantarem e dançarem com eles. De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, este foi um momento emocionante, pois a mesma é descendente de portugueses e ao presenciar a interação entre seus alunos e os integrantes do coral relembrou dos seus antepassados.

Três dias após a apresentação, o grupo “Meninos Cantores do Município de Trofa” fez outra apresentação surpresa para os estudantes da Escola Municipal Julia Lopes. Desta vez a surpresa foi para todos os alunos da unidade escolar.

De acordo com o relato da coordenadora pedagógica, o espetáculo irá render excelentes frutos para o coral da escola, visto que os ensaios e as apresentações artísticas voltarão a acontecer.

Por Victor Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário