A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 12 de março de 2013

Mediação de conflitos nas escolas


No dia 12 de março, ocorreu no escritório do CIEDS a segunda apresentação de ações e projetos entre os gestores das equipes dos BE’s Caju, Catumbi, Jacaré, Mangueira, Santa Teresa e Santo Cristo. 


A gestora de projeto dos BE’s Mangueira/Jacaré, Priscilla Babo, promoveu uma palestra, onde procurou esclarecer como funcionam as práticas de mediar conflitos no cotidiano escolar. Sua apresentação foi fundamentada na experiência vivenciada pela mesma no curso de Mediação nas Escolas – Prática em Diferentes Países, realizado pela Organização Civil de Interesses Públicos (OSCIP) Parceiros Brasil - Centros de Processos Colaborativos. 


O objetivo do modelo de mediação apresentado é desenvolver técnicas para que os indivíduos envolvidos em conflitos possam resolver seus próprios problemas mudando seu comportamento para chegar a novos resultados. Para tanto, é necessário que um mediador esteja preparado para lidar com os diversos casos de desavenças, tendo como ferramentas a conversa e a reflexão de ambas as partes. A ideia não é decidir o embate, e sim conduzí-lo a um acordo que satisfaça a todos.

A iniciativa da gestora de projeto em conhecer as técnicas de mediação de conflito é fundamental para sua prática na Escola Municipal Humberto de Campos, pois, busca trabalhar a socialização entre os alunos com o intuito de diminuir os conflitos existentes entre os mesmos. Desse modo, a palestra apresentada traz uma perspectiva que pode gerar uma percepção diferenciada de conflito.

Priscilla fez uma análise sobre a estratégia de mediação de conflito.


“A mediação de conflitos busca tornar as escolas mais saudáveis, traz um sentimento de pertencimento comunitário e a habilidade de um trabalho em conjunto”, disse  a gestora de projeto.


Por Jéssica Tamara Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário