A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 12 de março de 2013

Descobrindo meu mundo



Os estudantes do 4º ano da Escola Municipal Professor Escragnolle Dória, BE Costa Barros, participaram no dia 12 de março da atividade “Descobrindo meu mundo”, que consiste em um trabalho voltado para a história do bairro e sua formação. A atividade foi desenvolvida pelo gestor de projeto do Bairro Educador Amarildo Silva, em parceria com Lidiane Baptista, técnica de Educação e Saúde do Programa Saúde nas Escolas - PSE. 


A atividade teve como objetivo identificar como os estudantes expressam seu saber a respeito do bairro onde moram, bem como, as potencialidades e dificuldades encontradas no local. Neste sentido, foram distribuídas cópias do mapa de Costa Barros para que os estudantes reconhecessem a localização de suas casas, desenhando-as e escrevendo o nome das ruas. 


A parceira Lidiane Baptista do PSE falou sobre os perigos do lixo e o malefício para saúde, ressaltando para os alunos a importância de manterem limpo o ambiente escolar.


Por fim, os alunos localizaram a unidade escolar no mapa e, através desta referência, compreenderam a que distância estão localizadas suas casas, permitindo o reconhecimento de seus saberes e vivências.

O Bairro Educador tem como objetivo investir na valorização dos saberes dos estudantes e na noção de pertencimento por meio de atividades de apropriação do bairro e da cidade, realizadas dentro e fora do ambiente escolar.

Por Amarildo Silva





Nenhum comentário:

Postar um comentário