A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 21 de março de 2013

“Entre gregos e romanos”


No dia 19 de março aconteceu a primeira atividade da trilha educativa “Entre Gregos e Romanos” no CIEP Doutor Adão Pereira Nunes, BE Irajá. Os estudantes participaram do Cine Pipoca, e assistiram o desenho Hércules, uma produção da Disney. O desenho foi exibido para três turmas da educação infantil e do 1º ano e uma turma de 3º e 4º ano.


Após a exibição foi feita uma roda de conversa sobre o filme. Muitos estudantes interagiram com a temática, expondo seus conhecimentos sobre a cultura grega, abordada no desenho. O objetivo da ação foi verificar o que os estudantes haviam aprendido sobre cultura grega, tema trabalhado em sala de aula. Assim, foi possível perceber as habilidades dos estudantes em relação à observação e debate sobre as imagens artísticas, estabelecendo conexões com as experiências dos mesmos.


O Cine Pipoca teve como contexto a cultura grega, pois esta, junto com a cultura romana, integra o primeiro eixo do projeto pedagógico anual (PPA) do CIEP Doutor Adão Pereira Nunes. Os demais eixos são: cultura oriental, com ênfase na chinesa, a cultura pré-colombiana e, por fim, a cultura africana.

O desenho serviu como sensibilização, pois contribuiu como “marco zero”, recurso utilizado pelo Bairro Educador para resgatar e registrar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca de um determinado assunto, ou para verificar o estágio do desenvolvimento de uma determinada habilidade. 


A perspectiva deste trabalho é fazer com que o conhecimento apresentado passe a dialogar com os outros conhecimentos e experiências do estudante, produzidas no âmbito das relações sociais com familiares, amigos e também nas brincadeiras, jogos, disputas e quaisquer outros espaços que compõem o universo de relacionamento do aluno. Em outras palavras, parte-se do princípio de que os estudantes, por menores que sejam, são detentores de saberes e esses não podem ser desprezados, ao contrário, devem ser levados em consideração, especialmente porque as crianças são protagonistas e não meras receptoras de conhecimentos já elaborados.

A cultura grega tem influências do campo da filosofia, política, artes, esportes, teatro, construções, e também no campo do imaginário popular. Portanto, de certa forma, mesmo que o estudante não saiba sobre a relação entre a palavra política e a organização e o funcionamento da pólis, a influência desta cultura é muito mais próxima do que se imagina.

O Bairro Educador agradece a participação do corpo docente da escola, que auxiliou pedagogicamente na execução das atividades.

Por Fernanda Souza e Adriano de Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário