No dia 19 de
março aconteceu a primeira atividade da trilha educativa “Entre Gregos e
Romanos” no CIEP Doutor Adão Pereira Nunes, BE Irajá. Os estudantes
participaram do Cine Pipoca, e assistiram o desenho Hércules, uma produção da Disney.
O desenho foi exibido para três turmas da educação infantil e do 1º ano e uma
turma de 3º e 4º ano.
Após a exibição
foi feita uma roda de conversa sobre o filme. Muitos estudantes interagiram com
a temática, expondo seus conhecimentos sobre a cultura grega, abordada no
desenho. O objetivo da ação foi verificar o que os estudantes haviam aprendido
sobre cultura grega, tema trabalhado em sala de aula. Assim, foi possível perceber
as habilidades dos estudantes em relação à observação e debate sobre as imagens
artísticas, estabelecendo conexões com as experiências dos mesmos.
O Cine Pipoca teve
como contexto a cultura grega, pois esta, junto com a cultura romana, integra o
primeiro eixo do projeto pedagógico anual (PPA) do CIEP Doutor Adão Pereira
Nunes. Os demais eixos são: cultura oriental, com ênfase na chinesa, a cultura
pré-colombiana e, por fim, a cultura africana.
O desenho serviu
como sensibilização, pois contribuiu como “marco zero”, recurso utilizado pelo
Bairro Educador para resgatar e registrar os conhecimentos prévios dos
estudantes acerca de um determinado assunto, ou para verificar o estágio do desenvolvimento
de uma determinada habilidade.
A perspectiva deste
trabalho é fazer com que o conhecimento apresentado passe a dialogar com os
outros conhecimentos e experiências do estudante, produzidas no âmbito das relações
sociais com familiares, amigos e também nas brincadeiras, jogos, disputas e
quaisquer outros espaços que compõem o universo de relacionamento do aluno. Em
outras palavras, parte-se do princípio de que os estudantes, por menores que
sejam, são detentores de saberes e esses não podem ser desprezados, ao
contrário, devem ser levados em consideração, especialmente porque as crianças são
protagonistas e não meras receptoras de conhecimentos já elaborados.
A cultura grega tem
influências do campo da filosofia, política, artes, esportes, teatro,
construções, e também no campo do imaginário popular. Portanto, de certa forma,
mesmo que o estudante não saiba sobre a relação entre a palavra política e a
organização e o funcionamento da pólis,
a influência desta cultura é muito mais próxima do que se imagina.
O Bairro
Educador agradece a participação do corpo docente da escola, que auxiliou
pedagogicamente na execução das atividades.
Por Fernanda Souza e Adriano de Araujo
Nenhum comentário:
Postar um comentário